COMPROMETIMENTO NO TRABALHO EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS

Aline Aparecida Rodrigues D’Alessandro, Adriana Nunes Lacerda e Prestupa

Resumo


A investigação do comportamento humano nas organizações é de vital importância diante do atual cenário econômico altamente competitivo. Deste modo, utilizando-se o modelo de estudo de Allen e Meyer que identificam três dimensões de comprometimento organizacional afetiva, normativa e instrumental, foi realizado um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte que atua no ramo de transporte coletivo de passageiros, localizada no centrooeste de Minas Gerais, aqui denominada empresa Alfa, com o objetivo de averiguar o grau de comprometimento predominante. Estudar o comprometimento organizacional nas pequenas empresas é fundamental, pois busca sanar as deficiências encontradas, visando aprimorar a relação organização/funcionário. As empresas precisam aperfeiçoar seus processos de gestão de pessoas a fim de promover melhorias. Diante disso, é preciso a colaboração dos funcionários para atingir a eficácia e eficiência organizacional. Buscar funcionários comprometidos é essencial para que as organizações alcancem seus objetivos, pois estes tendem a ser mais motivados e desempenham melhor suas funções, contribuindo de maneira satisfatória com os resultados organizacionais. Mas, é necessário reciprocidade entre organização e indivíduo, pois ambas as partes precisam ser satisfeitas.


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