O PROCESSO DE LOGÍSTICA REVERSA EM UMA FUNDIÇÃO DE FERRO FUNDIDO

Autores

  • Caroline Rodrigues Tironi UEMG - Unidade de Cláudio
  • Roger Souza Pereira UEMG - Unidade de Cláudio
  • Pâmella Gabriela Oliveira Pugas UEMG - Unidade de Cláudio

Resumo

Atualmente a logística reversa tem sido um tema bastante discutido entre os estudiosos, principalmente na área de Administração. Com o intuito de aprofundar o conhecimento na área, o artigo vem apresentar a logística reversa, seus conceitos e as dificuldades em sua implementação. O objetivo foi identificar o processo de logística reversa na fundição em estudo e traçar estratégias para a eficácia deste. A metodologia utilizada foi pesquisas sobre o tema desenvolvido, entrevistas em profundidade para obtenção dos dados e observações do campo de estudo. Nota-se que existem ainda lacunas a serem preenchidas para que o processo se torne eficaz e eficiente.

Biografia do Autor

Caroline Rodrigues Tironi, UEMG - Unidade de Cláudio

Aluna do Curso de Administração da Faculdade de Ciências Gerenciais de Cláudio-MG.

Roger Souza Pereira, UEMG - Unidade de Cláudio

Aluno do Curso de Administração da Faculdade de Ciências Gerenciais de Cláudio-MG.

Pâmella Gabriela Oliveira Pugas, UEMG - Unidade de Cláudio

Professora Orientadora.

Referências

ABIFA. Associação Brasileira de Fundição. Disponível em: <http://abifa.org.br> Acesso em: 05 Dez. 2013.

BIOLO, Simone Maríndia. Reuso do resíduo de fundição areia verde na produção de blocos cerâmicos. 2005. 162f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais, Porto Alegre. Disponível em:<http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/5947> Acesso em: 28 Out.

BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1988; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2 ago. 2010. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm> Acesso em: 26

Out. 2013.

LACERDA, Leonardo. Logística Reversa: Uma visão sobre os conceitos básicos e as práticas operacionais. 2005. Disponível em:

<http://www.ecodesenvolvimento.org/biblioteca/artigos/logistica-reversa-uma-visao-sobreos-conceitos.htm> Acesso em: 21 Out. 2013.

LARA, José Soares et al. O estudo da logística no setor de fundição: Uma análise da produção bibliográfica na área da engenharia de produção. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Divinópolis: Fundação Educacional de Divinópolis, 2013.

LEITE, Paulo Roberto. Logística Reversa: Meio Ambiente e Competitividade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2007.

GUARNIERI, Patrícia. Logística Reversa: Em busca do equilíbrio econômico e ambiental. Recife: Ed. Clube de Autores, 2011.

SOUZA, Sueli Ferreira de et al. LOGÍSTICA REVERSA: Oportunidades Para Redução De Custos Em Decorrência Da Evolução Do Fator Ecológico. In: Seminários em Administração, 11, 2008, São Paulo. Empreendedorismo em Organizações. São Paulo: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 2008. Anais...,2008.

TADEU, Hugo Ferreira Braga et al. Logística Reversa e Sustentabilidade. São Paulo:

Cengage Learning, 2012.

Downloads

Publicado

01/04/2018

Como Citar

Tironi, C. R., Pereira, R. S., & Pugas, P. G. O. (2018). O PROCESSO DE LOGÍSTICA REVERSA EM UMA FUNDIÇÃO DE FERRO FUNDIDO. Ciências Gerenciais Em Foco, 5(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/2825

Edição

Seção

Publicações2014