A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PARA A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

Autores

  • Bruno Lobato Reis Souza UEMG - Unidade de Cláudio
  • Fernanda Aparecida Carvalho UEMG - Unidade de Cláudio
  • Renata dos Santos Fernandes UEMG - Unidade de Cláudio
  • Valdilene Gonçalves Machado Silva UEMG - Unidade de Cláudio

Resumo

O presente artigo tem o objetivo primordial de identificar a relação entre logística e fidelização de clientes no setor supermercadista, trazendo como hipótese que a logística, bem implantada e executada pela empresa, poderá reter e conquistar novos clientes. Utilizou-se como ferramenta metodológica a pesquisa bibliográfica, a observação direta do ambiente de pesquisa, aplicação de questionário a 30 clientes e uma entrevista a um gestor da empresa, cujo objetivo foi analisar quais os atributos ligados à logística que impactam na fidelização e retenção de clientes de uma empresa do setor supermercadista. De acordo com os resultados obtidos na pesquisa, constatou-se a total importância da logística para fidelização dos clientes da empresa. Observou-se que, para a satisfação dos clientes e a sua lealdade para com o supermercado, é necessário que a empresa tenha um profissional para o setor com uma boa liderança para fidelizar seus clientes, através de um mix adequado de produtos e bom atendimento por parte dos funcionários.

Biografia do Autor

Bruno Lobato Reis Souza, UEMG - Unidade de Cláudio

Aluno do Curso de Administração da Faculdade de Ciências Gerenciais de Cláudio-MG.

Fernanda Aparecida Carvalho, UEMG - Unidade de Cláudio

Aluna do Curso de Administração da Faculdade de Ciências Gerenciais de Cláudio-MG.

Renata dos Santos Fernandes, UEMG - Unidade de Cláudio

Aluna do Curso de Administração da Faculdade de Ciências Gerenciais de Cláudio-MG.

Valdilene Gonçalves Machado Silva, UEMG - Unidade de Cláudio

Professora Mestra – Orientadora.

Referências

BALLOU, Ronald H; Gerenciamento Da Cadeia De Suprimentos/Logística Empresarial. Ronald H. Ballou; tradução Raul Rubench . – 5. Ed. – Porto Alegre: Bookman, 2006.

BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira; Metodologia Básica Para Elaboração De Trabalho De Conclusão De Cursos, 2011. São Paulo – Editora Atlas S.A.

BOWERSOX, Donald J; CLOSS, David J. Logística empresarial: O Processo de Integração da Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Atlas, 2001.

COELHO, Leonardo Callegari. Logística Empresarial – Conceitos e definições. 2010.

Disponível em:http://www.logisticadescomplicada.com/logistica-empresarial-conceitos-edefinicoes. Acesso em 09 de set. 2013.

FIGUEIREDO, Kleber. A Logística e a Fidelização de Clientes. Ano 1998. Disponível em

hhtp://www.centrodelogistica.com.br/new/logística-fidelização.htm, acessado em: 23 de mar. 2013.

GIL, Antônio Carlos; Livro: Como Elaborar Projetos De Pesquisa, editora Atlas, São Paulo, 1988.

GONÇALVES, Helmer José; Fidelização de Clientes. Porto Alegre, 2007. Disponível no site: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/14026/000649603.pdf. Acesso em 09 de nov. de 2013.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi; GARCIA, Maria Tereza. Estratégias de marketing para varejo: inovações e diferenciações estratégicas que fazem a diferença no marketing de varejo. São Paulo: Novatec Editora, 2007.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa. 2 ed. Editora Atlas. Técnicas de Pesquisa. São Paulo, 1996.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio Do Conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 2ª ed. Hucitec-Abrasco, São Paulo - Rio de Janeiro, 1994.

MOURA, Verônica de; BEUREN, Ilse Maria. O suporte informacional da controladoria para o processo decisório da distribuição física de produtos. Revista Contabilidade e Finanças. Vol. 14, nº 31. São Paulo, Abr. de 2003.

SANTOS, C.; FERNANDES, D. A Recuperação de Serviços e seu Efeito na Confiança e Lealdade do Cliente. I Encontro de Marketing da ANPAD, Porto Alegre, 2004.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert.Administração da Produção. Revisão técnica Henrique Luiz Corrêa. – 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Downloads

Publicado

01/04/2018

Como Citar

Souza, B. L. R., Carvalho, F. A., Fernandes, R. dos S., & Silva, V. G. M. (2018). A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PARA A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES. Ciências Gerenciais Em Foco, 5(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/2829

Edição

Seção

Publicações2014