A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PARA A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

Bruno Lobato Reis Souza, Fernanda Aparecida Carvalho, Renata dos Santos Fernandes, Valdilene Gonçalves Machado Silva

Resumo


O presente artigo tem o objetivo primordial de identificar a relação entre logística e fidelização de clientes no setor supermercadista, trazendo como hipótese que a logística, bem implantada e executada pela empresa, poderá reter e conquistar novos clientes. Utilizou-se como ferramenta metodológica a pesquisa bibliográfica, a observação direta do ambiente de pesquisa, aplicação de questionário a 30 clientes e uma entrevista a um gestor da empresa, cujo objetivo foi analisar quais os atributos ligados à logística que impactam na fidelização e retenção de clientes de uma empresa do setor supermercadista. De acordo com os resultados obtidos na pesquisa, constatou-se a total importância da logística para fidelização dos clientes da empresa. Observou-se que, para a satisfação dos clientes e a sua lealdade para com o supermercado, é necessário que a empresa tenha um profissional para o setor com uma boa liderança para fidelizar seus clientes, através de um mix adequado de produtos e bom atendimento por parte dos funcionários.


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