O ESTUDO DA LOGÍSTICA NO SETOR DE FUNDIÇÃO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA NA ÁREA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

José Soares Lara, Keila Rodrigues Martins, Pâmella Gabriela Oliveira Pugas

Resumo


Este estudo tem por objetivo identificar o perfil das pesquisas e a evolução do tema logística no setor de fundição. A pesquisa foi desenvolvida em artigos do ENEGEP, Simpósio da Administração da Produção Logística e Operacional Internacional, Revista Gestão e Produção, Revista Transportes, Revista Pesquisa e Desenvolvimento Engenharia de Produção, no período de 2008 a 2013. Realizou-se uma pesquisa documental, aplicando a técnica de análise de conteúdo, resultando em uma amostra de 200 artigos referentes ao tema, objeto de estudo. Procedeu-se a análise dos artigos com foco no assunto logística e sua evolução, dentro e fora do setor de fundição. O resultado da pesquisa revela que houve uma significativa evolução nos estudos sobre logística, porém no setor de fundição percebeu-se um pequeno desenvolvimento, principalmente de estudos sobre médias e pequenas empresas. A logística no setor de fundição é pouco desenvolvida e pesquisada. Quanto à fundamentação teórica apresentada nos artigos, observou-se a concentração das pesquisas sobre o tema de logística reversa, armazenagem e manuseio. Constatou-se ainda uma evolução significativa na pesquisa em congressos e revistas especializadas na área de logística. Assim conclui-se que a evolução do tema logística no setor de fundição vem acontecendo de forma gradativa, mas ainda pouco significante em relação à importância do setor.

Palavras-chaves: Logística. Fundição. Produção bibliográfica.


Texto completo:

PDF

Referências


BALLOU, R H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial. São Paulo: Bookman, 2008.

BARBIERI, José Carlos; MACHLINE, Claude. Logística hospitalar: teoria e prática. São Paulo: Saraiva, 2006. 325p.

BIANCHI, Márcia; GELATTI, Rosemary; SILVA, Carolina Viana. Evolução e o Perfil da Governança Corporativa no Brasil: Um Levantamento da Produção Científica do ENANPAD entre 1999-2008. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 33, 2009. Anais... São Paulo: ANPAD, 2009.

CARMELIO, J.S. et, al. Guia Abifa de Fundição: Anuário 2008. Associação Brasileira de Fundição. São Paulo: ABIFA, 2009.

CARVALHO, José Meixa Crespo de. Logística. 3ª ed. Lisboa: Edições Silabo, 2002. Empresarial: A Perspectiva Brasileira. São Paulo: Atlas, 2000. – (Coleção Coppead de Administração)

ENEGEP – Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Disponível em:

www.abepro.org.br/publicações. Acesso em: Abril de 2013.

FLEURY, P. F.; WANKE, P.; FIGUEIREDO, K. F. Logística Empresarial: A Perspectiva Brasileira. 1. ed. – 13. Reimpr. – São Paulo: Atlas, 2010.

KLINSKY, L. M. G.; FABBRI, G. T. P. Reaproveitamento da areia de fundição como material de base e sub-base de pavimentos flexíveis. Revista Transportes, v. XVII n.2, p. 36-45, 2009.

REVISTA GESTÃO E PRODUÇÃO. Disponível em: www.dep.ufscar.br/revista. Acesso em: abril 2013

REVISTA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO - Engenharia de Produção. Disponível em: www.revista-ped.unifei.edu.br. Acesso em: Abril de 2013.

REVISTA TRANSPORTES. Disponível em: www.revistatransportes.org.br. Acesso em: Abril de 2013.

SIEGEL, M. Curso de Fundição, Associação Brasileira de Metais – ABM, 4 ª ed., 1972.

SILVA, C.E.; MORAIS, S.A. Instruções Operacionais Audiovisuais: uma Proposta para a Capacitação de Mão de Obra de uma Indústria de Fundição. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENEGEP. Salvador, BA, 2009.

SIMPOI – Simpósio da Administração da Produção Logística e Operacional Internacional. Disponível em: www.Simpoi.fgvsp.br. Acesso em: Abril de 2013.

UNOPAR. Disponível em: http://www2.unopar.br/sites/lev/artigos.html. Acesso em Abril de


Apontamentos

  • Não há apontamentos.