RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: PONTUAÇÕES - ENFÂSE NA ENTREVISTA

Autores

  • Márcio Pereira Professor da UEMG/Unidade de Cláudio no curso de Administração e Ciências Contábeis da disciplina Psicologia do Trabalho.

Resumo

Este artigo faz pontuações a respeito de recrutamento e seleção enfatizando a entrevista como processo de seleção. O processo de recrutamento e seleção visa disponibilizar as organizações colaboradores que venham a contribuir com o desenvolvimento e a produção e que tenham credibilidade nos objetivos e propostas da organização. Por isso, o processo de seleção é fundamental e deve ser criterioso nos procedimentos e um deles é a entrevista, que possui vantagens e desvantagens na sua aplicabilidade. Assim, este artigo tem como objetivo discutir o instrumento entrevista nos processos de seleção, não com o intuito de esgotar o assunto, mas de pontuar alguns aspectos que sirva de atenção aqueles que a utilizam nos processo de seleção.

Palavras-chave – Recrutamento. Seleção. Entrevista.

Referências

ARAÚJO, Luis César G. de; GARCIA, Adriana Amadeu. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. São Paulo: Atlas, 2006.

BOAS, Ana Analice Andrade; ANDRADE, Rui Otávio Bernandes de. Gestão Estratégica de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

BOOG, Gustavo et al. Manual de gestão de pessoas e equipes: estratégias e tendências. 3. ed. São Paulo: Gente, 2002.

CAXITO, Fabiano de Andrade. Recrutamento e Seleção de Pessoas. Curitiba: IESDE, Brasil S.A, 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

CHIAVENATO, Idalberto. Desempenho humano nas empresas: como desenhar cargos e avaliar o desempenho para alcançar resultados. 6. ed. Barueri: Manole, 2009.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009(a).

FRANÇA, Ana Cristina Limongi; ARELLANO, Eliete Bernal. Os processos de recrutamento e seleção. In: FLEURY, Maria Tereza Leme (Coord.). As pessoas na organização. 11. ed. São Paulo: Gente, 2002. p. 63-72.

FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2009.

LOPES, Eduardo Simoni. Aspectos relevantes em uma entrevista de Emprego. http://www.empregoerenda.com.br/editorias/entrevistas/665-aspectos-relevantes-em-umaentrevista-de-emprego, acessado em 01/05/2015.

MAACHAR, Willian. Gestão de Pessoas: Gestão estratégica de Pessoas. Apostila do curso EAD (Educação a Distância), pareceria Universidade católica Dom Bosco e Portal Educação, Unidade I – Gestão de Pessoas, p. 48 a 55.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 12. ed. São Paulo: Futura, 2007.

RATTO, Luiz. Comércio: um mundo de negócio. 2.ed. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2008.

Downloads

Publicado

10/04/2015

Como Citar

Pereira, M. (2015). RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: PONTUAÇÕES - ENFÂSE NA ENTREVISTA. Ciências Gerenciais Em Foco, 6(3). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/2867

Edição

Seção

Publicações2015