RELAÇÕES ENTRE OS AGENTES DE UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS: UM ESTUDO NO SETOR DA AVICULTURA

Autores

  • Bárbara Nicole Graduada em Engenharia de Produção na UEMG – Unidade Divinópolis.
  • Breno Araújo de Oliveira Graduado em Engenharia de Produção na UEMG – Unidade Divinópolis.
  • Pâmella Gabriela Oliveira Pugas Professora Mestre Orientadora

Resumo

Para a cadeia produtiva do frango de corte, a garantia da sustentabilidade passa pela distribuição dos ganhos por ela obtidos ao longo de toda sua extensão, envolvendo todos os seus agentes econômicos (ARAÚJO et al., 2008). Baseado no estudo da cadeia de suprimentos, nesse artigo serão apresentados os principais conceitos sobre a Gestão da Cadeia de Suprimentos, seguido da abordagem sobre a cadeia de suprimentos do frango de corte, demonstrando os segmentos englobados no processo. Mediante as relações de mercado existentes e um estudo sobre as mesmas, torna-se possível avaliar a relação existente entre o produtor rural e o frigorífico, sendo estes os principais agentes econômicos envolvidos nesta cadeia. Assim, o presente artigo analisa as relações de mercado existentes no segmento agroindustrial de foco avícola, a fim de verificar a existência do monopsônio entre granjeiros e compradores nas cidades de São Sebastião do Oeste e Pará de Minas, localizadas na região centro-oeste mineiro. Palavras-chaves: Cadeia de Suprimentos, Cadeia avícola, Relações de mercado.

Referências

ALVES FILHO, Alceu Gomes et al. Pressupostos da gestão da cadeia de suprimentos: evidências de estudos sobre a indústria automobilística. Gestão & Produção, v. 11, n. 3, p. 275-288, 2004.

ARAÚJO, Geraldino Carneiro et al. Cadeia produtiva da avicultura de corte: avaliação da apropriação de valor bruto nas transações econômicas dos agentes envolvidos. Gestão & Regionalidade, v. 24, n. 72, p. 6-16, 2008.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRODUTORES E EXPORTADORES DE

FRANGO. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2014.

CARVALHO, Lucineia Hipolito de; AGUIAR, Danilo Rolim Dias de. Concentração de mercado e poder de monopsônio na indústria brasileira de esmagamento de soja. Revista de Economia e Agronegócio, Vol.3, Nº 3, 2005.

GARCIA, Flávia Morini; BERTUOL, Thatyane Isabella; TONETI, André Augusto de C. A gestão logística integrada ao sistema de planejamento e controle da produção (PCP) na cadeia de carne de frango, nas empresas A e B, na região noroeste do paraná. In: Simpósio de Engenharia de Produção, 13, 2006. Anais... Bauru: XIII SIMPEP, 2006.

KUPFER, D.; HASENCLEVER, L. Economia Industrial. Rio de Janeiro, Elsevier, 2002.

LOPES, Herton Castiglioni. O Setor calçadista do Vale dos Sinos/RS: um estudo a partir do modelo Estrutura-Conduta-Desempenho. Anpec Sul, 2012.

MARQUES, Ieso Costa; SOUZA, Eliane Moreira Sá de. Produção integrada de frango de corte: uma analise SWOT do modelo de gestão adotado por produtores da microrregião de Anápolis-GO. 2010. Pós Graduação – Agronegócio, UFG, Anápolis, 2010. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/mestrado/trabalhos-mestrado/mestradoieso-costa.pdf>. Acesso em: 04. dez. 2014.

PEREIRA, Susana Carla Farias; CSILLAG, João Mário. Cadeias de suprimentos: Considerações sobre o Modelo de Gestão e de Avaliação de Desempenho de uma Cadeia de Frango de Corte no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPAD, 27, 2003. Anais... Atibaia: XXVII ENANPAND, 2003.

PIRES, Sílvio Roberto Ignacio. Gestão da cadeia de suprimentos e o modelo de consórcio modular. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 33, n. 3, 1998.

RIBEIRO, Elisa Antonia. A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. Revista Evidência, v. 4, n. 4, 2012.

RIBEIRO; Viviane Morais. Estruturas de mercado de bens e serviços: principais definições e exemplos aplicados. 2012. Disponível em:

<http://www.webartigos.com/artigos/estruturas-de-mercado-de-bens-e-servicos-principaisdefinicoes-e-exemplos-aplicados/95967/>. Acesso em: 20 out. 2014.

SLACK, N. et al. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1996.

TALAMINI, Edson; PEDROZO, Eugenio Avila; SILVA, Andrea Lago da. Gestão da cadeia de suprimentos e a segurança do alimento: uma pesquisa exploratória na cadeia exportadora de carne suína. Gest. Prod., São Carlos, v. 12, n. 1, Apr. 2005.

Downloads

Publicado

10/04/2015

Como Citar

Nicole, B., Oliveira, B. A. de, & Pugas, P. G. O. (2015). RELAÇÕES ENTRE OS AGENTES DE UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS: UM ESTUDO NO SETOR DA AVICULTURA. Ciências Gerenciais Em Foco, 6(3). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/2868

Edição

Seção

Publicações2015