EMPREENDEDORISMO SE APRENDE NA ESCOLA: CAPACITAÇÃO DIRECIONADA AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE CLÁUDIO, MG.

Valdilene Gonçalves Machado Silva, Maria Augusta de Assis Vieira, Carolina Assis Vieira Oliveira, Lucas Gonçalves Meneses, Raímme Mayra do Nascimento Sousa

Resumo


Para despertar o interesse dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves pelo empreendedorismo, como alternativa para geração de renda, foi ministrado um minicurso sobre o tema e realizada uma feira de empreendedorismo para divulgação dos trabalhos dos alunos. Como atividade prática, a turma foi dividida em 2 grupos para criação de uma empresa fictícia, elaboração de plano de negócios e a realização de uma feira de empreendedorismo para comunicar os resultados dos projetos à comunidade escolar.  Os objetivos foram atingidos, pois os alunos ficaram muito motivados com a possibilidade de abrir o seu próprio negócio. Viram no empreendedorismo uma alternativa muito vantajosa para geração de renda.


Texto completo:

PDF 60-74

Referências


BARRETO, L. P. Educação para o empreendedorismo. Salvador: Escola de Administração de Empresas da Universidade Católica de Salvador, 1998.

DOLABELA, Fernando. O SEGREDO DE LUÍSA. São Paulo: Picture, 1999.

DORNELAS, José Carlos Assis. Transformando ideias em negócios. 2.Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

DORNELAS, José Carlos Assis. Transformando ideias em negócios. 6.Ed São Paulo: Atlas, 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTA – IBGE. Tabela 158 - Pessoas de 10 anos ou mais de idade, desocupadas na semana de referência, por regiões metropolitanas, segundo os meses de referência - mar. 2002-fev.2016. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2017.

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2007.

RIOS, Michele. Empreendedorismo é alternativa para o desemprego. 23 fev. 2015. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2017.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO A MICRO E PEQUENA EMPRESA (SEBRAE). Taxa de Sobrevivência Micro e Pequenas Empresas Brasil. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.