Sentidos e Significados – Formas de expressar a deficiência na perspectiva inclusiva

Autores

  • MÁRCIO PEREIRA UEMG - Unidade Cláudio

Resumo

Este artigo tem como objetivo traçar algumas ideias do que se tem pensado a respeito de conceitos como deficiência, necessidades especiais, necessidades educacionais, necessidades educacionais especiais no contexto da proposta da inclusão educacional. A viabilidade desta reflexão é a de auxiliar os profissionais do âmbito educacional no entendimento destes conceitos para que saibam aplicá-los adequadamente, diferenciando suas estratégias de intervenção na busca da acessibilidade educacional a todos os alunos, com o objetivo de oportunizar o acesso a tudo que a escola possa vir a oferecer.

Biografia do Autor

MÁRCIO PEREIRA, UEMG - Unidade Cláudio

Graduado em Administração (FACED/MG,1991), Psicolgogia (FUNEDI/UEMG,1995), Pedagopgia (FUMPAC/ES, 2015), Matemática (ISEED/MG, 2016), Mestrado em Educação (UNISAL/SP, 2003), Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática (Faculdade Claretianas/SP, 1995), Psicologia Clínica: Fenomenológica-Existencial (PUCMG, 1999), Inspeção Escolar (FIBH/MG, 2015), Educação Especial e Inclusiva (FIBH/MG, 2015), Psicologia Organizacional e do Trabalho (UCDB/MS, 2016). Experiênica na Educação Básica como professor de Matemática e no cursmo de Magistério como Professor de Psicologia da Educação em escolas públicas estaduais, Experiênica como Psicólogo na área da Educação Especial na rede pública estadual, experiência como professor universitário em cursos de Pedagogia, Matemática, Filosofia, Biologia, Adminstração, Ciências Contábies, Serviço Social, Psicolgogia, Normal Superior na UEMG unidades de Divinópolis e Cláuido. Experiência em estágio supervisionado e orientação de TCC, organização de eventos, orientação em pesquisas ligadas a psicologia da Educação na área de escola/familia/aprendizagem, dificuldades de aprendizagem, comportamento na perspectiva teórica cognitiva e psicanalítica. Professor de Pós-graduação na UEMG Divinópolis de Psicopedagogia Clínica e Institucional de psicologia da aprendizagem. Experiência em assessoria e consultoria na área da educação e psicologia, Experiência como palestrante e organização de cursos de atualização na área da educação especial e inclusão.

Referências

Associação Brasileira de Esclerose Tuberosa. Inclusão Escolar. Belo Horizonte: Armazém de ideias, 2005.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Secretaria de Educação Especial. MEC, SEESP, 2001.

DUK, Cynthia. Educar na diversidade: material de formação docente. 3Ed. 2. Impressão – Brasília: MEC, SEESP, 2007.

GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a Teoria na Prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995

GALT, Rosana. (org). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.

IZEQUIERDO, Teresa Maria Rodrigues. Necessidades Educativas Especiais a mudança pelo Relatório Warnock. El Informe Warnock. Revista Siglo Cero, N° 120, Julio - Agosto 1990.

SME. Proposta Curricular Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, RJ, 1996.

SEEMG. Saberes e práticas da inclusão: avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais. Coordenação geral SEESP/MEC – Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.

Downloads

Publicado

28/11/2018

Como Citar

PEREIRA, M. (2018). Sentidos e Significados – Formas de expressar a deficiência na perspectiva inclusiva. Ciências Gerenciais Em Foco, 7(4). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/3146

Edição

Seção

Publicações 2016