VIOLÊNCIA NA ESCOLA: DIÁLOGOS NÃO ESTABELECIDOS, estudo de caso no município de Cláudio, MG

Autores

Resumo

Este artigo sistematiza, em uma abordagem qualitativa, os resultados de uma pesquisa exploratória e explicativa que buscou analisar a violência física registrada entre aluno(a)s do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Cláudio, oeste de Minas Gerais. Na pesquisa de campo foram adotadas as técnicas de observação direta e da entrevista semiestruturada e, em alguns casos, estruturada, com gestore(a)s, professore(a)s, aluno(a)s e familiares. A fundamentação teórica do estudo recorre ao(a)s autore(a)s Abramovay e Rua (2003), Abramovay (2006, 2016), Charlot (2002), Soares (2013) e outros. O objetivo da pesquisa foi analisar o fenômeno social dentro, e, fora dos muros escolares.  Constatando suas origens na ausência de uma parceria efetiva entre escola e família, cuja situação se agrava à medida que órgãos e instituições de acolhimento e proteção dos direitos das crianças e adolescentes demonstram incapacidade de articulação e de garantia de direitos.

Biografia do Autor

Sandra Meire Guimarães, UEMG Cláudio

Mestre em Ciências Sociais pela PUCMinas, na linha de pesquisa: Políticas Públicas, Participação e Poder Local. Graduada em Ciências Sociais pelo INESP/ UEMG - unidade de Divinópolis. Pós-graduada (lato sensu) em Comunicação Contemporânea e Informação Visual pela PUCMinas (PREPES, 2003). Atualmente, integra a equipe de pesquisa e extensão do Laboratório OESTE da UEMG - unidade de Divinópolis. Participou da execução da pesquisa, com bolsa de Extensão no Páis do CNPq, intitulada: Estudo de uma Experiência de Política Pública Integrada de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável: educação, saúde e agricultura familiar, em cooperação interinstitucional com a FAO-BO e com a Agroecologia Universidad de Cochabamba (AGRUCO-BO).

Acumula experiência técnico-científica nas áreas de planejamento urbano com foco nas políticas sociais, elaboração de diagnósticos socioculturais e aplicação de metodologias participativas.

Docente da UEMG-unidade de Cláudio pelo período de jan.2016 a julho de 2018. Coorientou aluna de mestrado e orientação de alunos de graduação em TCCs, projeto de extensão e pesquisa, financiado pela PROEUMG- FAPEMIG.

Maria Márcia Cândida, UEMG UNIDADE CLÁUDIO, concluiu graduação em Pedagogia em 2016.

  • Graduação em Pedagogia/UEMG- Cláudio 2017.
  • Pós graduação lato sensu em Educação Especial com Ênfase em deficiência intelectual, física e psicomotora. Faculdade de Educação São Luis/EAD.

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Publicado

28/11/2018

Como Citar

Guimarães, S. M., & Cândida, M. M. (2018). VIOLÊNCIA NA ESCOLA: DIÁLOGOS NÃO ESTABELECIDOS, estudo de caso no município de Cláudio, MG. Ciências Gerenciais Em Foco, 7(4). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/3284

Edição

Seção

Publicações 2016