SERVIÇO SOCIAL: DESAFIOS À DEFESA DE DIREITOS DA POPULAÇÃO LGBT

Maicon Marques de Paula

Resumo


O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica, parte conclusiva do seminário sobre direitos humanos apresentado à disciplina de Educação para diversidade e meio ambiente, do curso de Serviço Social da Uemg Unidade Cláudio. Objetiva analisar a situação da população LGBT no Brasil, quanto aos fatores de exclusão, legislação vigente e atuação do profissional de Serviço Social junto a este público. Realizou-se a busca de artigos acadêmicos a partir dos descritores; Assistente Social, Cidadania LGBT, Direitos LGBT, Homofobia e Serviço Social, cuja publicação refere-se aos 10 últimos anos, a saber 2007 – 2017. Dos artigos correspondentes ao tema, sendo estes disponibilizados em diferentes bases, selecionou-se 20. O embasamento da discussão teórica contou também com a leitura de demais referenciais alusivos ao tema. Destaca-se como fatores de exclusão a não equação de gênero com o sexo biológico ou à identidade sexual não heteronormativa, típica de uma ideologia heterossexista. Afirma-se o desrespeito à legislação contida na Constituição Federal de 1988, ao constatar a desigual aplicação das leis quando se trata deste público. Quanto à atuação profissional do Assistente Social junto ao público LGBT, assinala-se que tanto o Conselho Federal de Serviço Social quanto os Conselhos Regionais têm seu aparato político normativo baseado no respeito à diversidade humana. Em suma, nota-se a constante e diversificada presença de situações discriminatórias à população LGBT. Em contrapartida reafirma-se a atuação de categorias profissionais, como os Assistentes Sociais e seus Conselhos de Classe, em oposição ao padrão heterossexista socialmente imposto a população LGBT.  


Texto completo:

PDF 117-124

Referências


REFERÊNCIAS

BORRILLO, D. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Autêntica, 2010.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Direitos Humanos. Relatório sobre Violência Homofóbica no Brasil: o ano de 2011. Brasília, 2012.

CARDOSO, M. R.; FERRO, L. F. Saúde e população LGBT: demandas e especificidades em questão. Psicologia: Ciência e Profissão. Brasília, v. 32, n. 3, 2012. Disponível em: . Acesso em: 23 de abr. de 2017.

CFESS/Conselho Federal de Serviço Social. CFESS Manifesta: O amor fala todas as línguas – assistente social na luta contra o preconceito – campanha pela livre orientação e expressão sexual. Disponível em: < http://www.cfess.org.br/arquivos/CFESSMANIFESTA-OAMORFALATODASASLINGUAS.pdf>. Acesso em: 23 de abr. de 2017.

CFESS/Conselho Federal de Serviço Social. Pela defesa dos direitos LGBT, Conjunto CFESS-CRESS é homenageado em Minas Gerais. Disponível em: . Acesso em: 23 de abr. de 2017.

PRATA, M. R. Serviço Social e homossexualidade Revista em Debate. Rio de Janeiro, fascículo nº 5, 2007. Disponível em: . Acesso em: 09 de maio de 2017.

Secretaria Especial de Direitos Humanos. Cidadania LGBT: Mapa de boas práticas Brasil – União Européia. Disponível em: . Acesso em: 23 de abr. de 2017.

Universidade Brasil. Cidadania de LGBT e leis de proteção. Disponível em: . Acesso em: 23 de abr. de 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.