A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PRÁTICA DOCENTE: POR UM MUNDO ONDE O MENOS É MAIS

Autores

  • Maria Augusta de Assis Vieira
  • Lenir Rosa André
  • Patrícia Ferreira Santiago
  • Luiz Elpídio de Melo Machado
  • Maurício José de Faria

Resumo

As práticas, durante o período de Estágio Supervisionado, têm gerado oportunidades de formação, de grande valia para os alunos das Universidades em contato com as escolas de Ensino Fundamental e Médio. O Curso de Pedagogia da UEMG / Cláudio – tem realizado diversas ações com temas atuais na Escolas Estaduais da cidade e das cidades vizinhas. Esse texto apresenta os resultados de práticas realizadas na Escola Estadual de Cláudio. No ano de 2017, os universitários trataram do tema: Educação Financeira – a tecnologia em favor de suas finanças, com o intuito de conscientizar as crianças que, no mundo atual, o excesso de consumo não assegura qualidade de vida e pode ainda gerar grandes danos ao meio ambiente e a eles mesmos, isso fez essa abordagem assumir extrema relevância e promoveu grande envolvimento dos universitários e dos adolescentes- publico alvo dessa ação. Foram exibidos curtas para reflexões sobre o consumo compulsivo e que destrói o espaço, foram avaliadas questões, também do cotidiano dos alunos, como: como reduzir os custos de suas compras – cesta básica, energia elétrica e até como alimentar-se de forma saudável e menos onerosa. Para a construção dessas ações, autores como Nóvoa (2011) que diz de novas abordagens em sala de aula, Freire (2009) que propõe uma educação para autonomia e cidadania crítica foram utilizados. Os resultados das ações foram registrados, durante todo o semestre em relatórios semanais, arquivos com fotos e depoimentos dos alunos, que tem assumido uma prática de consumo mais consciente.

Biografia do Autor

Maria Augusta de Assis Vieira

Graduação em Serviço Social pela FACIG / FUNEDI (2012). Curso de Pós Graduação "Lato Sensu" em Instrumentalidade do Serviço Social pela Faculdade de Educação da Serra - FASE (2014). Curso de Pós Graduação "Lato Sensu" em Criminologia, Segurança Pública e Direitos Humanos pela Faculdade de Educação da Serra - FASE (2014)

 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação da Docência (Pibid). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=467&id=233&option=com_content&view=article>. Acesso em: 3 jul. 2017.

CAMPOS, Cristiana Caldas Guimarães de; SOUZA, Solange Jobim. Mídia, cultura do consumo e constituição da subjetividade na infância Psicol. Cienc. Prof. vol.23 no.1 Brasília mar.2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000100003>. Acesso em 11 abr. 2017.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.

NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. Porto: Porto, 2011.

SANTOS, Cristine Pizzutti dos; FERNANDES, Daniel von der Heyde. A socialização de consumo e a formação do materialismo entre os adolescentes. RAM, Rev. Adm. Mackenzie. vol.12, n.1. São Paulo jan./fev. 2011. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712011000100007 >. Acesso em: 23 maio 2017.

Downloads

Publicado

29/11/2018

Como Citar

Vieira, M. A. de A., André, L. R., Santiago, P. F., Machado, L. E. de M., & de Faria, M. J. (2018). A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PRÁTICA DOCENTE: POR UM MUNDO ONDE O MENOS É MAIS. Ciências Gerenciais Em Foco, 9(6). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/3383