TRABALHO E ORGANIZAÇÃO: AS RELAÇÕES ENTRE TRABALHO, PERSONALIDADE E IDENTIDADE - UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA

Autores

  • Patrícia Ferreira Santiago
  • Maurício José de Faria
  • Jadir Raimundo da Silva
  • Marcos Vinicius Gomes
  • Luiz Elpídio de Melo Machado

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada junto à Indústria Siderúrgica, cujo objetivo principal foi estudar as relações entre trabalho, personalidade e identidade dos trabalhos na área siderúrgica, tendo como referência os modelos de QVT – (Qualidade de vida) na área siderúrgica. A pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo analítico, podendo ser considerada também um estudo de caso. A amostra pesquisada foi de 190 indivíduos. A coleta de dados foi realizada através dos instrumentos de entrevista, leitura de atas e observação in loco dos trabalhadores. Como resultado, constatou-se a existência de uma interação grupal bem definida, que decorrem de uma elevada satisfação em relação à organização. Paralelamente, foi encontrado um importante nível de satisfação com o trabalho em si, implicando em significativa QVT. A promoção de maior satisfação entre os membros da área de produção e administração, passa pela revisão de aspectos da cultura organizacional e das políticas de Recursos Humanos. Através desta pesquisa, foi possível identificar as variáveis determinantes que possibilitam recomendar a adoção de políticas que visem a promoção de maior ajustamento e satisfação no trabalho.

Referências

CHANLAT, J-F. O indivíduo na organização. 2.ed. São Paulo : Atlas, 1993.

CHIAVENATO, Idalberto, Administração de Recursos Humanos. São Paulo : Mcgrawhill, 1983.

DAVIS, K.; WERTHER, W.B. Administração de pessoal e recursos humanos. São Paulo: McGraw-Hill, 1983.

FADIMAN, J. FRAGER, R. Teorias da personalidade. São Paulo : Harbra, 1986.

FERNANDES, Eda, Conte. Qualidade de vida no trabalho. Salvador: Casa da Qualidade, 1996.

FERREIRA, A. A. Gestão Empresarial de Taylor aos nossos dias. São Paulo : Pioneira, 1997.

GIL, Antonio Carlos. Administração de Recursos Humanos. São Paulo : Ed. Atlas, 1994.

HUSE & CUMMINGS. Uma evolução no conceito qualidade de vida no trabalho. São Paulo : Ed. Macgraw-Hill, 1985.

KANAANE, Roberto. Comportamento Humano nas organizações : O Homem rumo ao século XXI. São Paulo : Atlas, 1996.

LANE, Silvia T. M. , WANDERLEY Codo (orgs.). Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo : Brasiliense, 2001

LOPES, Alberto, Najar. Organização de RH. São Paulo : Ed. Atlas, 1994

MARTINS, M. M. Personalidade e trabalho : um estudo psicológico com trabalhadores em uma empresa industrial.. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Faculdade de Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo : 1999.

MASLOW, A. Introdução psicologia do ser. Rio de Janeiro : Eldorado, 1968.

MORAES, L. F. R. de et al. Qualidade de vida e estresse organizacional: um estudo comparativo em profissões de risco. Belo Horizonte: NEACO/CEPEAD/FACE/UFMG, 1998. (Relatório de pesquisa).

NADLER, D.; LAWLER, E. Quality of work life: perspectives and directions.Organization Dynamics, New York, v. 1, n. 11, p. 20-30, Winter/1983.

ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. Trad. Christina Avila de Menezes 8.ed.

Downloads

Publicado

29/11/2018

Como Citar

Santiago, P. F., de Faria, M. J., da Silva, J. R., Gomes, M. V., & Machado, L. E. de M. (2018). TRABALHO E ORGANIZAÇÃO: AS RELAÇÕES ENTRE TRABALHO, PERSONALIDADE E IDENTIDADE - UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA. Ciências Gerenciais Em Foco, 9(6). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/3385