VENDENDO IDEIAS OU REFORÇANDO PRECONCEITOS? OS RISCOS DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Autores

  • Patrícia Ferreira Santiago
  • Marina Alvim Amaral
  • Marcos Vinicius Gomes
  • Jadir Raimundo da Silva
  • Luiz Elpídio de Melo Machado

Resumo

A década de setenta constituiu um marco para o movimento de mulheres no Brasil, com suas vertentes de movimento feminista, grupos de mulheres pela redemocratização do país e pela melhoria nas condições de vida e de trabalho da população brasileira. Esses movimentos, culminaram no fato de que em 1975 passou-se a comemorar, em todo o planeta, o ano Internacional da Mulher e realizar-se a I Conferência Mundial da Mulher, promovida pela Organização das Nações Unidas – ONU, instituindo-se a Década da Mulher. A partir desta data, todos os anos é comemorado no dia oito de maio o dia internacional da mulher, sendo assim, divulgado e difundido várias formas de felicitações e homenagem às mulheres de todo o mundo. As empresas se valem dessa data, muitas vezes, para vender seus produtos e ideias para as mulheres e homens que irão presentea-las. Entretanto, até que ponto a Comunicação Empresarial cumpre o papel de ajudar a vender a ideia de igualdade de gênero? Até que ponto a mulher, realmente alcança seus direitos por meio dessas campanhas de comunicação e, de maneira mais específica, toma-se os cartões de felicitações às mulheres para indagar: o que de fato se apresenta nesses cartões são mesmo felicitações, são mensagens que veiculam respeito a figura feminina? Para refletir sobre essas questões, foram utilizadas as considerações da Análise do Discurso Francesa, a qual preconiza uma visão de texto dialógico - repleto de vozes, implicando, dessa forma, em uma grande possibilidade de sentidos, que nos permite efetuar recortes significativos, atingindo o processo discursivo, pelo qual ideologias, língua e história perpassam o texto de Comunicação Empresarial e tudo isso poderá nos mostrar um discurso velado, mas, ainda, existente de preconceito de gênero.

Referências

BAKHTIN, M. Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação. A palavra na vida e na poesia: introdução ao problema da poética sociológica. Org. e equipe de trad. V. Miotello. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à Análise do Discurso. Campinas, S. R: Editora da UN1CAMP, 1996.

DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987. (Tradução de Eduardo Guimarães)

MAINGUENEAU, Dominique. Temas-chave da análise do discurso. Belo

Horizonte: UFMG, 1998.

PÊCHEUX, Michel. A análise do Discurso: três épocas, 1983.

POSSENTI, Sírio. Teoria do Discurso: um caso de múltiplas rupturas. In.:

MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Org.). Introdução à linguística

III: domínios e fronteiras. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2009, p. 353-392.

http://www.emater.tche.br/site/arquivos_pdf/teses/Mono_Rodolfo_Perske.pdf

( Acesso em: 09/05/2018)

https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2405.pdf

( Acesso em: 09/05/2018)

http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/2308

( Acesso em: 09/05/2018)

http://www.pergamum.univale.br/pergamum/tcc/Astransformacoesdopapeldamulhernacontemporaneidade.pdf

( Acesso em: 09/05/2018)

http://www.scielo.br/pdf/ref/v9n2/8643

( Acesso em: 09/05/2018)

http://www.redemulher.org.br/luta.htm BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina: Educação e Realidade. Jul/dez. Porto Alegre, 1995.

( Acesso em: 02/04/2018)

http://www.portalintercom.org.br/anais/sul2014/resumos/R40-0732-1.pdf

( Acesso em: 02/04/2018)

Downloads

Publicado

29/11/2018

Como Citar

Santiago, P. F., Amaral, M. A., Gomes, M. V., da Silva, J. R., & Machado, L. E. de M. (2018). VENDENDO IDEIAS OU REFORÇANDO PRECONCEITOS? OS RISCOS DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. Ciências Gerenciais Em Foco, 9(6). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/3386