ASPECTOS LEGAIS PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PENSANDO UMA EXTENSÃO COM AS ESCOLAS DE CLÁUDIO-MG.

Autores

  • Frederico Cordeiro Martins UEMG - Unidade Cláudio
  • Márcio Pereira
  • Jairo Barduni Filho

Resumo

Nos últimos anos a sociedade vem acompanhando verdadeiros desastres ambientais, se por um lado o discurso se concentra no que se convencionou chamar de aquecimento global, sabemos que esse aquecimento e parte de um conjunto de outros problemas produzidos pelo capital no desejo de sua reprodução acelerada e para sua manutenção sem nenhuma preocupação com o meio ambiente. O meio ambiente, além de sofrer com os impactos de ações climáticas, tem sido deteriorado historicamente pelo descarte incontrolado do lixo residual doméstico e industrial. O projeto de tratamento de resíduos sólidos em sua vertente educacional possui o objetivo de diagnosticar e pensar a implementação de ações nas escolas do município de Cláudio-MG, no intuito de concretizar o desejo tanto do poder administrativo local quanto institucional, Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG-Cláudio bem como da Faculdade de Políticas Públicas (FAPP) de Belo Horizonte de tornar existente o cuidado com o descarte do lixo neste município. As ações educativas são o foco de nossas ações extensionistas tendo em vista a importância de diagnosticar e agir neste campo como sendo um dos responsáveis pelo processo de conscientização de preservação do meio ambiente. Pretendemos acionar através de uma rede institucional e com diferentes protagonistas um fazer ambiental, no qual a formação, a preservação e a conservação se apresentam como elementos centrais de realização a curto, médio e longo prazo. Assim a ideia principal é que possamos, no âmbito da Educação Ambiental, diagnosticar e gestar possibilidades de atividades extensionistas para as escolas do município de Cláudio-MG.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf acesso em: 29 de jun de 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente/ saúde. Brasília. 128p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf

BOVO, Marcos Clair. Desenvolvimento da educação ambiental na vida escolar: avanços e desafios. Disponível em: http://www.urutagua.uem.br/013/13bovo.htm acesso em 27 de junho de 2018.

CNUMAD. Agenda 21. Brasília: Senado Federal/Subsecretaria de Edições Técnicas, 1997.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. Disponível em: http://www.emater.tche.br/site/arquivos_pdf/teses/Livro_P_Freire_Extensao_ou_Comunicacao.pdf acesso em 25 de mai de 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 47º ed - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GONÇALVES, A, C, G. DIAS, Cleuza Maria Sobral. Práticas Educativas no Contexto Escolar e as Manifestações dos Princípios da Educação Ambiental. GT Educação ambiental no 22. Disponível em: http://arquivos.ambiente.sp.gov.br/cea/cea/Praticas_Educativas.pdf acesso em 28 de junho de 2018.

MARANHÃO, Tatiana de P. A. Produção Interdisciplinar de Conhecimento Científico no Brasil: temas ambientais. Revista Sociedade e Estado - Volume 25 Número 3 Setembro/Dezembro 2010

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. PESQUISA INTERINSTITUCIONAL EM PARCEIRA: um espaço de possibilidades formativas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 26, p. 47-59, jan./abr. 2009.

Downloads

Publicado

29/11/2018

Como Citar

Martins, F. C., Pereira, M., & Filho, J. B. (2018). ASPECTOS LEGAIS PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PENSANDO UMA EXTENSÃO COM AS ESCOLAS DE CLÁUDIO-MG. Ciências Gerenciais Em Foco, 9(6). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/3388