A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA E O PRINCÍPIO DA SUSTENTABILIDADE: A NATUREZA DO DISCURSO APROPRIADO
Resumo
Sustentabilidade é um conceito oriundo das ciências naturais e, nas últimas décadas do século XX, tornou-se referência para os movimentos ambientalistas que reagem à insustentabilidade do crescimento industrial predatório referenciado no americanismo-fordismo. Desde a Conferência realizada na Suécia em 1972 a ideia de sustentabilidade tem sido institucionalizada e adaptada a diversos ambientes: partidos políticos, mídias, escolas, empresas etc. Nesses processos de apropriação e adaptação o conceito original tem sido adulterado. Exemplar dessa adulteração é a transformação de sustentabilidade em desenvolvimento sustentável a partir da Conferência de 1992, no Rio de Janeiro. O artigo analisa adulterações do conceito de sustentabilidade pela cultura empresarial quando as referências das ciências naturais e das conferências internacionais são substituídas pelas referências da International Organization for Standardization e da RobecoSAM, que gera o Dow Jones Sustainability Index. O artigo resulta de pesquisa realizada numa das mais emblemáticas indústrias da sociedade industrial e da americanidade: a indústria automobilística.
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