A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA E O PRINCÍPIO DA SUSTENTABILIDADE: A NATUREZA DO DISCURSO APROPRIADO

Autores

  • Rosana Rios Corgosinho Universidade do Estado de Minas Gerais
  • JOSE GERALDO PEDROSA Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

Sustentabilidade é um conceito oriundo das ciências naturais e, nas últimas décadas do século XX, tornou-se referência para os movimentos ambientalistas que reagem à insustentabilidade do crescimento industrial predatório referenciado no americanismo-fordismo. Desde a Conferência realizada na Suécia em 1972 a ideia de sustentabilidade tem sido institucionalizada e adaptada a diversos ambientes: partidos políticos, mídias, escolas, empresas etc. Nesses processos de apropriação e adaptação o conceito original tem sido adulterado. Exemplar dessa adulteração é a transformação de sustentabilidade em desenvolvimento sustentável a partir da Conferência de 1992, no Rio de Janeiro. O artigo analisa adulterações do conceito de sustentabilidade pela cultura empresarial quando as referências das ciências naturais e das conferências internacionais são substituídas pelas referências da International Organization for Standardization e da RobecoSAM, que gera o Dow Jones Sustainability Index. O artigo resulta de pesquisa realizada numa das mais emblemáticas indústrias da sociedade industrial e da americanidade: a indústria automobilística.

Biografia do Autor

Rosana Rios Corgosinho, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Ciências Sociais (INESP); Mestre em Geografia Humana; docente na  UEMG-Unidade Divinópolis.

JOSE GERALDO PEDROSA, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Licenciado em Ciências Sociais (INESP); Mestrado em Educação (UFMG); Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP). Pós-doutorado em Geografia Humana (IGC-UFMG); Docente do ensino superior no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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Publicado

08/10/2019

Como Citar

Corgosinho, R. R., & PEDROSA, J. G. (2019). A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA E O PRINCÍPIO DA SUSTENTABILIDADE: A NATUREZA DO DISCURSO APROPRIADO. Ciências Gerenciais Em Foco, 10(7), 105–133. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/3852