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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

LINHA EDITORIAL

A revista Educação em Foco é um periódico científico quadrimestral do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), editada com o apoio do Centro de Comunicação da FaE/UEMG, que tem como finalidade socializar resultados e contribuições de pesquisas e de estudos sobre temáticas candentes do campo educacional na atualidade e em outros momentos históricos. Compreende as questões educacionais brasileiras e de outras partes do mundo como questões complexas, multifacetadas, que exigem abordagens e contributos de diversos campos de conhecimento das ciências humanas. A Educação em Foco convida os pesquisadores do campo educacional do Brasil e do exterior a oferecerem suas contribuições para a mais ampla divulgação de estudos na área, perspectivando contribuir para a compreensão, o debate crítico e problematizador dos problemas que afligem o campo educacional.

As propostas devem ser originais, não tendo sido publicadas em qualquer outro veículo do país. Devem também ou ainda ser classificadas em uma das seguintes modalidades:

a) ensaios: estudos teóricos, com análises de conceitos ou problematização de ideias sobre o campo educacional;

b) texto baseado em resultados de pesquisas empíricas ou fontes diversas;

c) estudos bibliográficos: análise crítica e abrangente da literatura sobre determinado tema;

d) resenhas de livros da área educacional publicados há menos de três anos;

e) entrevistas com pesquisadores nacionais e estrangeiros que tratem de questões candentes do campo educacional e que tragam contribuição inequívoca para sua compreensão e seu debate.

 Este periódico não cobra taxas para submissão, avaliação ou publicação de trabalhos.

DIRETRIZES PARA OS AUTORES

Cada autor só poderá ter um artigo em tramitação entre o início da submissão e a publicação final. Será observado um intervalo de um ano entre a publicação de textos escritos pelo  mesmo autor e o início de um novo processo de submissão. 

Ao realizar a submissão do trabalho devem ser informados os nomes de todos os autores, sendo que preferencialmente pelo menos um deve ter o título de doutor e, os demais mestres.

Ao realizar o cadastro de autores em nosso sistema, solicita-se inserir no campo "Resumo da biografia" um minicurrículo de cada autor, com até 60 palavras, incluindo obrigatoriamente a maior titulação acadêmica de cada autor, entre outras informações.

A Educação em Foco publica trabalhos com, preferencialmente, até 4 (quatro) autores.

Todos os números serão divulgados por meios digitais, estando disponíveis no endereço <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/index>.  


SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS

Os artigos recebidos serão apreciados inicialmente pelo Conselho Editorial. Os que estiverem de acordo com as normas da revista Educação em Foco serão encaminhados aos membros do Conselho Científico ou para pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, como pareceristas ad hoc, em função da competência no tema/assunto do artigo avaliado, garantindo-se o processo duplo cego.

Após o processo de avaliação, os autores serão notificados. Os artigos aprovados incondicionalmente serão diretamente enviados para publicação.

Caso o texto dependa de modificações, as alterações propostas são enviadas aos autores, que decidem se concordam em empreendê-las, de acordo com as sugestões dos pareceristas ad hoc, no prazo a ser definido pelo editor. As modificações introduzidas no texto deverão ser grifadas, para efeito de verificação da Comissão Editorial. 

Ao enviar o artigo para a revista, o autor compromete-se a não o encaminhar para outro veículo de publicação pelo prazo de seis meses a contar da data do envio.

As propostas submetidas devem ser enviadas para o endereço <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/index>.

Aceitam-se artigos em português,  espanhol, inglês e francês.


SOBRE A FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Os artigos devem ser encaminhados em arquivo Word for Windows, versão 6.0 ou superior, com extensão (.doc), em fonte Times New Roman, tamanho 12, em folha de formato A4, com espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior, inferior e laterais de 2 cm. Os artigos devem ter a extensão mínima de 7.000 palavras e máxima de 9.000 palavras.

No texto, não deve haver nenhuma identificação do autor e dos coautores. Esses dados, assim como vínculo institucional, formação (maior titulação) e e-mail, compõem os metadados, que devem ser preenchidos total e corretamente no momento do cadastro do autor para a continuidade do processo de submissão do artigo. A ordem dos autores inserida no metadados será a ordem de autoria adotada pela revista.

O resumo deve ter no mínimo 100 e no máximo 150 palavras, na mesma língua em que foi escrito o trabalho, e de três a cinco palavras-chave. Incluir também o abstract, acompanhado da tradução do título e das keywords (fonte Times New Roman, tamanho 12, e espaço simples.


As notas de rodapé devem ser usadas somente quando algum esclarecimento se fizer estritamente necessário. Se for o caso, o texto da nota de rodapé deverá ser sucinto, em fonte Times New Roman 10, alinhado à esquerda, com espaçamento simples. Elas devem ser apresentadas em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva ao longo de todo o artigo.

 

Ilustrações

As tabelas, quadros e gráficos devem ser inseridos no texto com títulos e legendas, em conformidade com as normas da ABNT. As figuras devem ter seu lugar indicado no texto e serem enviadas também em anexos separados, em formato de arquivo JPG, cor cinza, 300 dpi. Devem ser nomeadas FIG. 1, FIG. 2, sucessivamente, podendo ainda ter um título sugestivo do seu conteúdo, e sempre com a indicação das fontes.


Citações

As citações no texto devem utilizar o sistema autor-data e seguir as normas da ABNT mais atuais.

Em citações diretas ou literais, o nome do autor, fora dos parênteses, tem apenas a inicial maiúscula; dentro dos parênteses, todas as letras em maiúsculas (AUTOR, data, página). Para citações até três linhas, usam-se aspas, sem itálico. Citações com mais de três linhas são recuadas 4 cm da margem esquerda, fonte tamanho 10, espaçamento simples, sem aspas e sem itálico.

Em citações indiretas, se o nome do autor estiver inserido no texto, usa-se apenas a inicial maiúscula, com a data entre parênteses. Caso o nome do autor venha entre parênteses, deve-se colocar todas as letras em maiúsculas e a data, sem a necessidade de se colocar a página.

Ex.: Na perspectiva de Arendt (1997), que a educação assuma seu caráter conservador é fundamental para que o mundo não se torne mortal como os mortais, para que o mundo continue e se renove a cada nova geração.

Ou: Que a educação assuma seu caráter conservador é fundamental para que o mundo não se torne mortal como os mortais, para que o mundo continue e se renove a cada nova geração (ARENDT, 1997).

O formato de citação indireta vale também para o caso de depoimentos ou entrevistas.

Em citação de citação, emprega-se a expressão latina apud (junto a), ou o equivalente em português, “citado por”, para identificar a fonte secundária que foi efetivamente consultada. A referência da obra citada deve vir em nota de rodapé ou como parte da referência no final do texto. Por exemplo, no texto:

Um modelo de liderança bastante estudado e utilizado na década de 1960 foi o Grid Gerencial (BLAKE; MOUTON1, 1972 apud RONCHI, 2007).

Em nota de rodapé:

1 BLKE, R. R.; MOUTON, J. S. A estruturação de uma empresa dinâmica através do desenvolvimento organizacional do tipo Grid. São Paulo: Edgard Blücher, 1972.

 

Citações de diversos documentos de um mesmo autor e data devem se diferenciar pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data. Essas letras devem constar também nas referências.

Ex:

Vygotsky (1998a) ou (VYGOTSKY, 1998a, p. 55)

Vygotsky (1998b) ou (VYGOTSKY 1998b, p. 37)

 

SOBRE AS REFERÊNCIAS

As referências bibliográficas devem seguir as normas mais recentes da ABNT.

(NBR 6.023) e devem ser listadas no final do artigo, alinhadas somente à margem esquerda, identificando-se individualmente cada documento em espaço simples, separado um do outro por dois espaços simples.

 

Livros

VASQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 3. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992.

 

Capítulos de livros

- Capítulo e livro com mesmo autor:

CANDAU, V. M. Cotidiano escolar e cultura(s): encontros e desencontros. In: ______. (Org.). Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 61-78.

- Capítulo e livro com autores diferentes:

EVANGELISTA, O. A formação universitária do professor: o debate dos anos 1920 e a experiência paulista dos anos 1930. In: MORAES, M. C. M. de (Org.). Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de informação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 21- 43.

- Autor entidade

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023 – Informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 24p.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 1 de 15 de maio de 2006. Institui diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 10 jul. 2010.

- Mais de um autor (separados por ponto e vírgula)

BERGÉ, P.; POMEAU, Y.; DUBOIS-GANCE, M. Dos ritmos ao caos. São Paulo: Editora Unesp, 1996. 301p.

- Mais de três autores

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre saber docente. Tradução de Francisco Pereira. Ijuí: Ed Unijuí, 1998. 480p.

- Séries e coleções

MIGLIORI, R. Paradigmas e educação. São Paulo: Aquariana, 1993. 20p. (Visão do futuro, v. 1)

- Livro eletrônico

ROSÁRIO, A. B.; KYRILLOS NETO, F.; MOREIRA, J. DE O. (Orgs.). Faces da violência na contemporaneidade: sociedade e clínica. Barbacena: EdUEMG, 2011. Disponível em: <http://intranet.uemg.br/comunicacao/arquivos/PubLocal172P20120518123259.pdf>. Acesso em: 2 out. 2011.

 

Artigo de periódico

SAVIANI. D. O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil: perspectivas históricas. Paideia – Cadernos de Psicologia em Educação, São Paulo, v. 14, n. 28, p. 113-124, mai./ago. 2004.

 

Teses, dissertações e monografias

ALMEIDA, L. C. Curso de pedagogia na Unicamp: marcas de formação. 2008. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

 

Trabalhos apresentados em congressos

FRANCO, M. A. S. Saberes pedagógicos e prática docente. In: ENDIPE: EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL, PROCESSOS FORMATIVOS E SABERES PEDAGÓGICOS, 13, 2006, Recife. Anais... Recife: Edições Bagaço, 2006. v. 1, p. 27-50.

 

 

SOBRE A POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou para terceiros.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao editor”.

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Wordversão 6.0 ou superior, com extensão (.doc)”)

  3. O texto está em espaçamento 1,5; usa-se fonte de 12 pontos; emprega-se itálico ao invés de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, na forma de anexos.

  4. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em “Diretrizes para Autores”, na página “Sobre a Revista”.

  5. Foi realizado o preenchimento de todos os metadados solicitados, incluindo resumo da biografia de TODOS os autores do trabalho e o link para o currículo lattes no campo URL.

  6. No caso de ser estudante de Mestrado ou de Doutorado, dever-se-á preencher todos os dados do orientador, figurando-o como co-autor.

  7. Inserir todos os autores do artigo, lembrando-se de que a ordem de inserção corresponderá à ordem de autoria no artigo.

  8. A originalidade  do trabalho está garantida, podendo, em caso de plágio, o(a) autor(a) responsável pela submissão responder judicialmente sob a acusação de Crime de Violação aos Direitos Autorais, segundo art. 184 – Código Penal.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

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