Reflexões em gotas sobre a trajetória da Pedagogia no país

Autores

  • Ana Lúcia Amaral Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Instituto de Educação de Minas Gerais - IEMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v14i17.102

Palavras-chave:

Pedagogia, pedagogos, campos teóricos, saberes do pedagogo, saberes do professor.

Resumo

O trabalho versa sobre a trajetória da Pedagogia no país, sobretudo nos últimos quarenta anos. Trajetória observada do ponto de vista da autora, cuja carreira, vasta e variada, esteve sempre ligada à sua condição de pedagoga. Tendo ocupado diversas posições nos âmbitos estadual e federal, a autora conviveu, ao longo dos anos, com diferentes modelos pedagógicos, vendo-os surgir, tornarem-se hegemônicos e, subitamente, ante a emergência de um novo paradigma, serem sumariamente descartados. Na sucessão de propostas por que passou a Educação no país, a Pedagogia teve o seu campo teórico demonizado e invadido, nas últimas décadas, pela Sociologia e pela Ciência Política, num processo de denúncia do fracasso escolar como responsabilidade dos pedagogos. A denúncia e a consequente invasão do campo não deram conta de mudar o quadro da educação no Brasil: as teorias mencionadas falaram sobre Educação, destruíram os saberes pedagógicos, mas não souberam criar novos saberes que lhes permitissem fazer Educação...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Instituto de Educação de Minas Gerais - IEMG

Ph.D., professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG e do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Minas Gerais – IEMG.

Downloads

Publicado

20/09/2011

Como Citar

Amaral, A. L. (2011). Reflexões em gotas sobre a trajetória da Pedagogia no país. Educação Em Foco, 14(17), 37–54. https://doi.org/10.24934/eef.v14i17.102