Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai?

Autores

  • Luana Costa Almeida Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Maria Márcia Sigrist Malavasi Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v14i17.105

Palavras-chave:

práxis, pedagogo, curso de Pedagogia.

Resumo

O trabalho é fruto da pesquisa de mestrado que se dedicou a investigar a formação do profissional egresso do curso de Pedagogia de uma universidade pública paulista. O estudo foi pautado metodologicamente pela perspectiva qualitativa, utilizando para coleta de dados a análise documental e as entrevistas semiestruturadas com egressos e professores do curso. Embora a análise feita possibilite mais discussões, optamos por examinar a relação entre teoria e prática na formação do pedagogo, questão historicamente posta, mas com implementações práticas nem sempre coerentes com as propostas idealizadas. A partir dos dados, observamos que as dimensões teoria e prática tanto são percebidas como associadas entre si como dissociadas, tendendo à percepção dissociada, o que parece estar vinculado a uma implementação não efetivada de importantes dimensões da proposta curricular, sejam elas a interdisciplinaridade, o trabalho docente coletivo e os estágios supervisionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Costa Almeida, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutoranda e bolsista FAPESP da Faculdade de Educação da UNICAMP

Maria Márcia Sigrist Malavasi, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora em Educação, docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, pesquisadora do LOED (Laboratório de Avaliação) e coordenadora do curso de Pedagogia da FE-UNICAMP

Downloads

Publicado

20/09/2011

Como Citar

Almeida, L. C., & Malavasi, M. M. S. (2011). Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai?. Educação Em Foco, 14(17), 111–127. https://doi.org/10.24934/eef.v14i17.105