Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento

Autores

  • Elisabete Andrade Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões - URI campus Frederico westphalen
  • Arnaldo Nogaro Professor da URI Erechim e PPGEDU Frederico Westphalen.
  • Helena Copetti Callai Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ/Ijuí-RS

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v19i27.1072

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Acontecimento, Estética do cotidiano.

Resumo

O texto parte do entendimento de que a formação continuada e o desenvolvimento profissional de professores são espaços-tempo de estudos e de reflexões que acontecem ao longo da carreira docente e que, dependendo da maneira como são organizados, podem possibilitar o aprofundamento teórico-conceitual acerca de determinadas disciplinas ou áreas do conhecimento, estarem diretamente relacionados a temáticas que estejam vinculadas à prática pedagógica que o(a) professor(a) desenvolve no interior das salas de aula ou, ainda, discutirem temas que versem sobre a educação numa perspectiva mais global. A partir da investigação bibliográfica, analisa-se como os processos de formação continuada de professores, operando a partir da lógica apresentada com o conceito de acontecimento, pode abrir espaços-tempo de formação que potencializem os sujeitos-professores a se desenvolverem profissionalmente. Essa perspectiva analítica pode conduzir a outros modos de se pensar os processos formativos de professores, vislumbrando a possibilidade de constituição de uma estética do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Andrade, Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões - URI campus Frederico westphalen

Pedagoga, Doutora em Educação nas Ciências – UNIJUÍ. Professora do PPGEDU/Mestrado URI Frederico Westphalen/RS

Arnaldo Nogaro, Professor da URI Erechim e PPGEDU Frederico Westphalen.

Licenciado em Filosofia. Mestre em Filosofia. Doutor em Educação – UFRGS. Doutor em Educação. Professor da URI Erechim e PPGEDU Frederico Westphalen.

 

Helena Copetti Callai, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ/Ijuí-RS

Doutora em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo, Brasil(1996)
Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/ UNIJUÍ/ Brasil

Downloads

Publicado

14/04/2016

Como Citar

Andrade, E., Nogaro, A., & Copetti Callai, H. (2016). Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento. Educação Em Foco, 19(27), 123–144. https://doi.org/10.24934/eef.v19i27.1072