A municipalização do ensino e a democratização educacional no município de Altamira (PA)

Autores

  • Dalva Valente Gutierres Doutora em Educação - Políticas e gestão de Processors Educacionais / UFRGS Universidade Federal do Pará - Grupo de Estudos em Gestão e Financiamenteo da Edcação - GEFIN

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v15i20.116

Palavras-chave:

Democratização educacional, Municipalização, Altamira (PA)

Resumo

O artigo trata da municipalização do ensino em Altamira-Pa e suas implicações para a democratização educacional. A concepção de democratização baseou-se em Ellen Wood para quem a democracia supõe a indissociabilidade entre o econômico e o político. O tema foi analisado a partir dos seguintes eixos: acesso à educação, valorização do professor, financiamento e gestão educacional. Por meio de análise documental e pesquisa de campo, o estudo demonstrou que embora o acesso à educação tenha ampliado, a distorção idade-série persiste; o aumento das receitas pouco impactou na remuneração dos professores e no gasto-aluno-anual; os professores ‘municipalizados’ foram excluídos da rede pública de ensino e a política de gestão foi redimensionada pela parceria com o Instituto Ayrton Senna. Em alguns aspectos, a democratização educacional é apenas formal, evidenciando os limites da democratização no capitalismo.

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Biografia do Autor

Dalva Valente Gutierres, Doutora em Educação - Políticas e gestão de Processors Educacionais / UFRGS Universidade Federal do Pará - Grupo de Estudos em Gestão e Financiamenteo da Edcação - GEFIN

ResumoO artigo trata da municipalização do ensino em Altamira-Pa e suas implicações para a democratização educacional. A concepção de democratização baseou-se em Ellen Wood para quem a democracia supõe a indissociabilidade entre o econômico e o político. O tem foi analisado a partir dos seguintes eixos: acesso à educação, valorização do professor, financiamento e gestão educacional. Por meio de análise documental e pesquisa de campo, o estudo demonstrou que embora o acesso à educação tenha amplado, a distorção idade-série persiste; o aumento das receitas pouco impactou na remuneração dos professores e no gasto-aluno-anual; os professores 'municipalizados' foram excluídos da rede pública de ensino e a política de gestão foi redimensionalizada pela parceria com o Instituto Ayrton Senna. Em alguns aspectos, a democratização educacional é apenas formal, evidenciando os limites da democratização no capitalismo.

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Publicado

10/04/2013

Como Citar

Gutierres, D. V. (2013). A municipalização do ensino e a democratização educacional no município de Altamira (PA). Educação Em Foco, 15(20), 123–144. https://doi.org/10.24934/eef.v15i20.116