ESCRITORES DA LIBERDADE: AUTOBIOGRAFIAS DE ESCRAVOS, MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • ALEXANDRA LIMA DA SILVA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.1177

Palavras-chave:

Autobiografias, Ex-escravos, Memórias

Resumo

Explorar as narrativas de vida de ex-escravos nascidos no século XIX, nos Estados Unidos, é o horizonte do presente trabalho. O conjunto documental abarca os escritos de sujeitos como Frederick Douglass (1818-1895), Booker Washington (1856- 1915) e Harriet Jacobs (1813-1897). Busca-se interrogar os sentidos da educação na vida de homens e mulheres que vivenciaram a escravidão, a fim de refletir sobre a importância do registro escrito e da leitura na experiência de tais sujeitos. O presente estudo situa-se no campo da história da educação e compreende as narrativas de vida como um ego-documento, uma vez que a narrativa e a memória são elementos constituintes da prática de registrar a própria vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ALEXANDRA LIMA DA SILVA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com período de bolsa sanduíche financiado pela CAPES na Universidad de Alcalá e bolsa nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Bacharel, licenciada e mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ, Campus Maracanã e professora no ProPed/UERJ. Coordenou a produção do documentário Olhares: Instituições educativas centenárias de Cuiabá (FAPEMAT/2014). É pesquisadora da FAPERJ no programa Jovem Cientista do Nosso Estado (2015). Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: história da educação, história do ensino de história, produção de materiais didáticos. Apresentou trabalhos em eventos acadêmicos na Espanha, Portugal, México, Colômbia, Alemanha e Turquia. É co-organizadora do livro Outros tempos, outras escolas (2014).

Downloads

Publicado

25/08/2016

Como Citar

LIMA DA SILVA, A. (2016). ESCRITORES DA LIBERDADE: AUTOBIOGRAFIAS DE ESCRAVOS, MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Educação Em Foco, 19(28), 103–132. https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.1177