A INCLUSÃO MENOR: UM ENSAIO INSPIRADO NA OBRA “KAFKA” DE DELEUZE E GUATTARI

Autores

  • SILVIA ESTER ORRÚ Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.1197

Palavras-chave:

inclusão, diferença, inclusão menor, educação, singularidades

Resumo

A educação é direito fundamental do cidadão. Para garantir esse direito, legislações foram feitas para que alunos com deficiências tivessem acesso e permanência nas escolas. A esse movimento deu-se o nome de inclusão. Contudo, apesar das legislações instituídas, muitos alunos sofrem uma pseudoinclusão, pois embora tenham acesso físico à escola, o acolhimento que promove o sentimento de pertencimento ao grupo inexiste. O objetivo desse texto é dar a conhecer o conceito de “inclusão menor” inspirado na leitura “Kafka, por uma literatura menor”, de Deleuze e Guattari. Foram realizadas duas entrevistas com uma diretora e uma professora, além de roda de conversa com uma turma de crianças do primeiro ano. Como resultados são apresentadas experiências onde a inclusão faz parte da filosofia pedagógica e de vida da comunidade escolar. Por fim, conceitua-se inclusão menor como aquela que acontece na diferença que se diferencia, sem a imposição legal como sua motivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SILVIA ESTER ORRÚ, Universidade de Brasília

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília. Professora  Colaboradora na Universidade Federal de Alfenas. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI).

Downloads

Publicado

09/08/2016

Como Citar

ORRÚ, S. E. (2016). A INCLUSÃO MENOR: UM ENSAIO INSPIRADO NA OBRA “KAFKA” DE DELEUZE E GUATTARI. Educação Em Foco, 19(28), 47–73. https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.1197