As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formal

Autores

  • Edemir José Pulita Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de Brasília
  • Gilberto Lacerda dos Santos Departamento de Métodos e Técnicas Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Grupo de Pesquisas Ábaco de Pesquisas Interdisciplinares sobre Informática e Educação.

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v19i27.1202

Palavras-chave:

Imagem, Mídias, Educação formal, Era digital, Letramento visual

Resumo

Este artigo consiste no relato de uma investigação qualitativa, realizada com estudantes universitários de licenciaturas, que partiu do pressuposto de que as tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão (TDICE) possibilitam novas formas de realizar as ações expressas no acrônimo informar, comunicar e expressar, calcadas cada vez mais no imagético. A finalidade foi a de levantar, junto aos licenciandos, elementos que contribuam para se avançar na compreensão dos novos aportes da imagem diante das TDICE, bem como eventuais impactos desses na educação formal. Os sujeitos produziram textos que, submetidos à análise de conteúdo, conduziram a uma categorização em três grupos: (a) novas perspectivas das imagens com mídias: relevância, rapidez e conexões; (b) modificações na educação formal pela cultura imagética com as tecnologias: construção de conhecimentos, ressignificação da escola e convergência midiática; (c) necessidade de um letramento visual para uma cultura imagética na escola da era digital: crítica à imagem, autonomia, polifonia e experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edemir José Pulita, Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de Brasília

Graduação em Filosofia e Psicologia. Mestrado em Engenharia de Mídias para Educação. Doutorando em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias. Participante do Grupo de Pesquisas Ábaco de Pesquisas Interdisciplinares sobre Informática e Educação.

Gilberto Lacerda dos Santos, Departamento de Métodos e Técnicas Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Grupo de Pesquisas Ábaco de Pesquisas Interdisciplinares sobre Informática e Educação.

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, onde atua em extensão, graduação e pós-graduação no campo das aplicações pedagógicas das novas tecnologias de informação, comunicação e expressão e em divulgação científica e tecnológica. Doutor em Sociologia do Conhecimento Científico e Tecnológico pela Universidade de Brasília (2001); Ph.D. em Educação pela Universidade Laval (Canadá, 1995), com foco em aplicações de tecnologias na educação profissional e tecnológica; Mestre em Tecnologias na Educação, com ênfase em Inteligência Artificial, pela Universidade Laval (Canadá, 1991). Realizou estudos de Pós-doutorado em educação e tecnologias na Espanha, em 1998, e no Canada, em 2003 e novamente em 2014. Líder do Grupo de Pesquisas Ábaco de Pesquisas Interdisciplinares sobre Informática e Educação.

Downloads

Publicado

22/06/2016

Como Citar

Pulita, E. J., & Lacerda dos Santos, G. (2016). As novas perspectivas da imagem na era digital e os impactos na educação formal. Educação Em Foco, 19(27), 97–122. https://doi.org/10.24934/eef.v19i27.1202