Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and work

Autores

  • Váldina Gonçalves da Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1238

Palavras-chave:

Educação a Distância, Professor Formador, Licenciatura / EL, Teacher Trainer, Undergraduate Teacher Training Course.

Resumo

A pesquisa discute formação, identidade e trabalho dos professores formadores que atuam nos cursos de Licenciatura na modalidade a distância. Com objetivo de conhecer que formação tem esse professor formador, como foi se constituindo formador na EaD e suas condições de trabalho, realizou-se entrevistas semiestruturadas com sete docentes de quatro cursos de licenciatura de uma instituição particular. Os resultados revelaram que: os docentes foram se constituindo como formadores na EaD nas relações estabelecidas no âmbito do trabalho; vivem uma intensificação do trabalho docente, sem reclamarem explicitamente dessa condição; foram inseridos na EaD sem terem preparação para atuarem nessa modalidade de ensino. Ressalta-se a necessidade de atenção às especificidades apresentadas na EaD tendo em vista que demandam do profissional docente novas aprendizagens que geram grandes desafios, pois é nesse contexto que o profissional irá se constituir como formador de professores. Uma preparação para atuar nessa modalidade se faz necessária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06/07/2017

Como Citar

da Costa, V. G. (2017). Professores formadores da Licenciatura na Educação a Distância (EaD): formação, identidade e trabalho / Undergraduate teaching trainer courses in distance learning (EL): development, identity and work. Educação Em Foco, 20(30), 125–146. https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1238