ZAMBIAPUNGA - CULTURA POPULAR E PROCESSOS EDUCACIONAIS BASEADOS NA CONSTRUÇÃO E AFIRMAÇÃO DAS IDENTIDADES

Autores

  • Pedro Rodolpho Jungers Abib UFBA. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA e coordenador do Grupo de Pesquisa Griô-UFBA.
  • Núbia Cecília Pereira Santos universidade Federal da Bahia-UFBA

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.1246

Palavras-chave:

Políticas Públicas de Educação, Zambiapunga, Cultura Popular, Memória, Identidade, Educação Pública.

Resumo

Este trabalho tem como linha de análise os grupos de Zambiapunga, das cidades de Taperoá, Valença, Nilo Peçanha e Cairu, localizadas no Recôncavo Baiano, especificamente na região do Baixo Sul, conhecida também como Costa do Dendê. O Zambiapunga é um grupo formado por homens e mulheres, mascarados, com roupas coloridas, que desfilam na madrugada, pelas ruas das cidades, convidando a população, para participarem da festa. De origem dos povos Bantus, levam às mãos tambores, enxadas, cuícas e búzios marinhos, seguindo um cortejo enfileirado de várias coreografias. O principal objetivo deste artigo é compreender, a partir das novas configurações que a noção de cultura popular assume na contemporaneidade, como os grupos Zambiapunga contribuem para a valorização e fortalecimento da memória, da identidade e da cultura local, bem como os processos de educação presentes nessa dinâmica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Rodolpho Jungers Abib, UFBA. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA e coordenador do Grupo de Pesquisa Griô-UFBA.

Pós Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa e em Estudos Lusófonos, Cultura e Literatura pela Universidade de Nanterre Paris X. Doutor em Ciências Sociais aplicadas à Educação pela Unicamp e Mestre em Educação pela UFBA. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA e coordenador do Grupo de Pesquisa Griô-UFBA.

Núbia Cecília Pereira Santos, universidade Federal da Bahia-UFBA

Mestra em Educação na área de Diverdade cultural e Educação-Graduada em Letras, especialista em Estudos linguisticos e Literários. Pesquiso, atualmente, as manifestações culturais da minha região. Como o Samba de Roda, Samba Chula, A marujada, o Terno de Reis, As Dondocas, O Zambiapunga, Chegança, Maculelê, dentre outros.

Downloads

Publicado

30/08/2016

Como Citar

Abib, P. R. J., & Santos, N. C. P. (2016). ZAMBIAPUNGA - CULTURA POPULAR E PROCESSOS EDUCACIONAIS BASEADOS NA CONSTRUÇÃO E AFIRMAÇÃO DAS IDENTIDADES. Educação Em Foco, 19(28), 75–101. https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.1246