Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes

Autores

  • Márcia Regina Gonçalves Cardoso Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1258

Palavras-chave:

Saberes, Competências, Docentes, TIC’s. / Knowledge, Skills, Teachers, ICTs.

Resumo

O presente texto decorre de uma pesquisa que buscou investigar as novas tecnologias da informação e da comunicação aplicadas à Educação. Foi norteada pela busca de resposta da seguinte indagação: Quais são os saberes necessários aos professores do Ensino Superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas? Pretendeu-se com o estudo realizado verificar os saberes e competências docentes necessários para a atuação no contexto da sociedade informacional. Buscou-se de forma específica analisar os diferentes saberes que compõem a profissionalidade docente, verificar se têm propiciado exemplos de utilização inovadora das TIC’s e identificar os saberes necessários aos professores dos cursos de licenciaturas para integração das TIC’s em sua prática pedagógica. A pesquisa foi teórico-bibliográfica, de natureza qualitativa. Os resultados indicam que para explorar as potencialidades didáticas das TIC’s é necessário um novo saber: o tecnológico, composto de competências e habilidades necessárias para integrar pedagogicamente as TIC’s.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Regina Gonçalves Cardoso, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Mestre Coordenadora do Curso de Pedagogia da FUCAMP- Findação Carmelitana Mario Palmério - Monte Carmelo/MG.

Doutoranda em Educação pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia?MG.

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Faculdade de Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED
Linha de Pesquisa - Educação em Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação – PPGCE
Linha de Pesquisa - Midias, Educação e Tecnologias

Downloads

Publicado

06/07/2017

Como Citar

Cardoso, M. R. G., & de Oliveira, G. S. (2017). Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes. Educação Em Foco, 20(30), 209–228. https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1258