Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's education

Adriana Batista de Souza Koide, Jussara Cristina Barboza Tortella, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha

Resumo


Desenvolvido em uma escola pública de Educação Infantil, no município de Campinas (SP), o presente estudo objetiva compreender como a literatura infantil, enquanto espaço de fruição, pode ser utilizada para a aprendizagem de estratégias da autorregulação. Para o trabalho investigativo entrelaçamos narrativas e observações do cotidiano educacional e entrevista, utilizando como base teórica os pressupostos de Reuven Feuerstein. Os resultados obtidos possibilitam um maior entendimento sobre um processo já compreendido pelo âmbito científico como essencial para a promoção de aprendizagens que a criança levará consigo para toda a vida e indicam que novas pesquisas sobre a temática escolhida se fazem urgentemente necessárias, não apenas porque harmonizam deleite e aprendizagem, mas principalmente por que em equilíbrio, revelam que as crianças pequenas são capazes de se autorregularem, em uma formação humana integral e integrante por meio da literatura infantil.


Palavras-chave


Literatura infantil; Fruição; Autorregulação da aprendizagem; Educação Infantil; Aprendizagem mediada. / Children's Literature. Fruition. Self-regulation of learning. Child education. Mediated learning.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24934/eef.v20i30.1261

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Educação em Foco