Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children's literature and self-regulation of learning in children's education

Autores

  • Adriana Batista de Souza Koide PUC CAMPINAS - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS
  • Jussara Cristina Barboza Tortella PUC CAMPINAS
  • Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha PUC CAMPINAS

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1261

Palavras-chave:

Literatura infantil, Fruição, Autorregulação da aprendizagem, Educação Infantil, Aprendizagem mediada. / Children's Literature. Fruition. Self-regulation of learning. Child education. Mediated learning.

Resumo

Desenvolvido em uma escola pública de Educação Infantil, no município de Campinas (SP), o presente estudo objetiva compreender como a literatura infantil, enquanto espaço de fruição, pode ser utilizada para a aprendizagem de estratégias da autorregulação. Para o trabalho investigativo entrelaçamos narrativas e observações do cotidiano educacional e entrevista, utilizando como base teórica os pressupostos de Reuven Feuerstein. Os resultados obtidos possibilitam um maior entendimento sobre um processo já compreendido pelo âmbito científico como essencial para a promoção de aprendizagens que a criança levará consigo para toda a vida e indicam que novas pesquisas sobre a temática escolhida se fazem urgentemente necessárias, não apenas porque harmonizam deleite e aprendizagem, mas principalmente por que em equilíbrio, revelam que as crianças pequenas são capazes de se autorregularem, em uma formação humana integral e integrante por meio da literatura infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Batista de Souza Koide, PUC CAMPINAS - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS

Mestranda em Educação pela PUC Campinas; Vice-diretora da rede pública municipal de Campinas;Integrante do grupo de pesquisa Formação docente e práticas pedagógicas (PUCCAMP); Escritora de livros infanto-juvenis.

Jussara Cristina Barboza Tortella, PUC CAMPINAS

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela UNICAMP;

Integrante do grupo de pesquisa Formação docente e práticas pedagógicas (PUCCAMP);

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP).

Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha, PUC CAMPINAS

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela UNICAMP;

Integrante do grupo de pesquisa Formação de Professores e Trabalho Docente (PUCCAMP);

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP).

Downloads

Publicado

06/07/2017

Como Citar

Koide, A. B. de S., Tortella, J. C. B., & Rocha, M. S. P. de M. L. da. (2017). Para além da fruição: um enlace entre literatura infantil e autorregulação da aprendizagem na educação infantil / Beyond fruition: a link between children’s literature and self-regulation of learning in children’s education. Educação Em Foco, 20(30), 229–246. https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1261