A construção do conceito de deficiência por estudantes sem deficiência, a partir de suas histórias de vida / The construction of the concept of disability by students without disability from their life stories

Autores

  • Vanessa Cristina Paulino Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)/São Carlos
  • Katia Regina Moreno Caiado Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)/Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1266

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, História Oral, Estigma, Deficiência

Resumo

Dentre os discursos em defesa da inclusão escolar consta o que prevê a viabilização do reconhecimento e valorização da diversidade entre os educandos. Entendendo este aspecto como relevante para a construção da identidade sobre a diversidade, objetivou-se apresentar e analisar a percepção de cinco estudantes sem deficiência, matriculados no 5º ano do ensino fundamental, a respeito da Construção do conceito de deficiência, a partir de suas experiências de vida: escolar e familiar. Para a coleta de dados foram utilizados dois roteiros de entrevista, posteriormente transcritas e textualizadas, obtendo-se subeixos temáticos. Dentre os resultados viu-se que a maioria dos participantes entendeu que as características físicas, aparentes ou não, são os aspectos mais relevantes para identificar e classificar a deficiência. Reitera-se a relevância dos mediadores, seja no contexto familiar ou escolar, já que podem contribuir para modificar/construir atitudes mais favoráveis em relação ao tema em estudo.

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Biografia do Autor

Vanessa Cristina Paulino, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)/São Carlos

Técnica em Assuntos Educacionais do Curso de Licenciatura em Educação Especial da UFSCar e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar

Katia Regina Moreno Caiado, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)/Sorocaba

Professora Adjunto do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)/Sorocaba

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

Paulino, V. C., & Caiado, K. R. M. (2020). A construção do conceito de deficiência por estudantes sem deficiência, a partir de suas histórias de vida / The construction of the concept of disability by students without disability from their life stories. Educação Em Foco, 20(32), 35–59. https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1266