Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributions

Autores

  • Cleber Barbosa da Silva Clarindo Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC- Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Stela Miller Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC- Universidade Estadual Paulista - Unesp

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1304

Palavras-chave:

Educação. Ensino tradicional. Davídov. Atividade de estudo. Ensino desenvolvente.

Resumo

Este artigo tem por objetivo pôr em discussão as contribuições de Vasily Vasilovich Davýdov (1930-1998) acerca dos pressupostos do modelo de ensino dito tradicional e contrapor a esse modelo outra perspectiva pedagógica que possa contribuir no processo de superação das dificuldades enfrentadas pela escola de educação básica quanto ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Primeiramente, explicita os princípios norteadores da escola tradicional quanto à organização e estruturação do sistema educacional, bem como as possibilidades e limitações do processo de ensino nela desenvolvido. Na sequência, em contraposição a essa abordagem, apresenta a proposta do autor sobre a atividade de estudo e a educação desenvolvente, seus princípios e suas características, evidenciando a possibilidade da contribuição dessa perspectiva no processo de superação dos princípios da escola tradicional. Conclui que a atividade de estudo, base da educação desenvolvente, é uma opção adequada à superação dos limites próprios do ensino tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Barbosa da Silva Clarindo, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC- Universidade Estadual Paulista - Unesp

  1. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC –Unesp- Campus de Marília, SP - Brasil.

Stela Miller, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC- Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC –Unesp- Campus de Marília, SP – Brasil. Professora aposentada do Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC –Unesp- Campus de Marília e Docente voluntária do Programa de Pós-graduação em Educação dessa Instituição

Downloads

Publicado

11/05/2018

Como Citar

Clarindo, C. B. da S., & Miller, S. (2018). Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributions. Educação Em Foco, 21(33), 243–262. https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1304