Atividade de estudo e superação do modelo tradicional de ensino: contribuições davidovianas / Learning activity and the overcoming of the traditional teaching model: Davidov’s contributions
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1304Palavras-chave:
Educação. Ensino tradicional. Davídov. Atividade de estudo. Ensino desenvolvente.Resumo
Este artigo tem por objetivo pôr em discussão as contribuições de Vasily Vasilovich Davýdov (1930-1998) acerca dos pressupostos do modelo de ensino dito tradicional e contrapor a esse modelo outra perspectiva pedagógica que possa contribuir no processo de superação das dificuldades enfrentadas pela escola de educação básica quanto ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Primeiramente, explicita os princípios norteadores da escola tradicional quanto à organização e estruturação do sistema educacional, bem como as possibilidades e limitações do processo de ensino nela desenvolvido. Na sequência, em contraposição a essa abordagem, apresenta a proposta do autor sobre a atividade de estudo e a educação desenvolvente, seus princípios e suas características, evidenciando a possibilidade da contribuição dessa perspectiva no processo de superação dos princípios da escola tradicional. Conclui que a atividade de estudo, base da educação desenvolvente, é uma opção adequada à superação dos limites próprios do ensino tradicional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.