Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´s

Autores

  • Juliana Cristina Perlotti Piunti IFSP Sertãozinho
  • Rosa Maria Moraes Anunciato UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1318

Palavras-chave:

Educação pública, Profissão docente, Políticas públicas de educação

Resumo

Este artigo aborda os resultados de uma pesquisa de natureza descritivo-analítica que buscou compreender a perspectiva dos professores de uma escola pública estadual paulista de ensino médio sobre as repercussões do Exame Nacional do Ensino Médio na prática profissional docente. A partir da observação-participante e entrevistas semiestruturadas, buscou-se responder a questão norteadora do estudo: quais as perspectivas destes docentes sobre o ENEM e a repercussão desta política avaliativa em suas práticas pedagógicas? O eixo de análise centrou-se na reconstrução que os professores fazem da política avaliativa ao ressignificarem-na em suas práticas profissionais. Os dados obtidos indicam que, apesar de mudanças pontuais no trabalho do professor, a implantação de uma política educacional que não considera o processo formativo dos docentes, suas condições objetivas de trabalho e a perspectiva que eles têm dessa política enfraquece o seu potencial indutor de mudanças significativas no currículo, nas práticas docentes e na avaliação da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Cristina Perlotti Piunti, IFSP Sertãozinho

Professora de Sociologia e do Curso de Formação Pedagógica do IFSP câmpus Sertãozinho.

Rosa Maria Moraes Anunciato, UFSCar

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar -São Carlos.

Downloads

Publicado

20/09/2018

Como Citar

Piunti, J. C. P., & Anunciato, R. M. M. (2018). Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´s. Educação Em Foco, 21(34), 243–262. https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1318