Avaliação das aprendizagens na Educação de Jovens e Adultos: o desafio do cotidiano escolar / Evaluation of learning in the Education of Young People and Adults: school daily challenge

Autores

  • JOSEVAL DOS REIS MIRANDA Universidade Federal da Paraíba- Centro de Educação - Departamento de Metodologia da Educação - Campus I
  • MARIA SUSLEY PEREIRA Professora da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Distrito Federal.

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i31.1320

Palavras-chave:

Avaliação das aprendizagens, Educação de Jovens e Adultos, Cotidiano escolar

Resumo

Este estudo apresenta algumas sínteses extraídas de nossas pesquisas no campo da avaliação das aprendizagens e a sua relação com a Educação de Jovens e Adultos. Neste texto abordamos os desafios do processo de avaliação das aprendizagens no cotidiano da/na Educação de Jovens e Adultos. A contribuição teórica para este texto foi por meio de autores que discutem a avaliação das aprendizagens como também a Educação de Jovens e Adultos que se apresentam no decorrer do texto. A metodologia privilegiou a abordagem qualitativa de pesquisa. Os resultados apontaram a efetivação de algumas ações, como a construção de um projeto político-pedagógico que leve em consideração as idiossincrasias dos seus atores sociais, formação mais fundamentada do ponto de vista teórico e metodológico sobre o espaço e práticas avaliativas para essa modalidade educativa com vista ao respeito às diversas culturas e ritmos de aprendizagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JOSEVAL DOS REIS MIRANDA, Universidade Federal da Paraíba- Centro de Educação - Departamento de Metodologia da Educação - Campus I

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Mestrado em Máster en Promoción de la Salud Sexual pela Universidad Nacional de Educación a Distancia - UNED. Possuo as seguintes especializações: em Psicopedagogia Aplicada a Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, em Supervisão Escolar e também em Educação Sexual. Sou Licenciado em Pedagogia. Considero como um fator determinante na minha trajetória profissional ter cursado o Antigo Magistério. Estas influências formativas contribuem para a minha constituição nessa caminhada, com vistas à formação do professor, profissional, pesquisador, intelectual e transformador que tento ser a cada dia. Atualmente sou professor e pesquisador Adjunto II, em Regime de Dedicação Exclusiva da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Centro de Educação - CE no Departamento de Metodologia da Educação - DME. Os termos mais frequentes na contextualização da minha produção científica são: Didática, Formação de Professores, Avaliação das aprendizagens, Organização do Trabalho Pedagógico, Currículo, Educação de Jovens e Adultos e Educação e diversidade Sexual.

MARIA SUSLEY PEREIRA, Professora da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Distrito Federal.

Doutora em Educação (FE/UnB). Professora da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Distrito Federal. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico – GEPA.

Downloads

Publicado

05/09/2017

Como Citar

MIRANDA, J. D. R., & PEREIRA, M. S. (2017). Avaliação das aprendizagens na Educação de Jovens e Adultos: o desafio do cotidiano escolar / Evaluation of learning in the Education of Young People and Adults: school daily challenge. Educação Em Foco, 20(31), 49–71. https://doi.org/10.24934/eef.v20i31.1320