Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiency

Autores

  • Antonio Paulino de Oliveira Júnior Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Campo Mourão
  • Marta Sueli de Faria Sforni Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1332

Palavras-chave:

Adaptação curricular, Deficiência visual, Aprendizagem de conceitos científicos, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este texto é resultado de uma pesquisa que examinou a qualidade do ensino propiciado aos estudantes cegos e com baixa visão que frequentam salas regulares da educação básica. A pesquisa envolveu a análise de documentos oficiais, entrevistas com professores e observações em instituições públicas de um município do noroeste do Paraná.  Os resultados da pesquisa revelam que nos critérios e formas de se realizar a adaptação curricular não se evidencia a preocupação com a aprendizagem conceitual. As conclusões apontam para a necessidade de que, nas adaptações curriculares, seja conferida maior atenção aos conceitos essenciais de cada componente curricular, de modo que a escolarização tenha maior impacto na formação dos estudantes com necessidades especiais.

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Biografia do Autor

Antonio Paulino de Oliveira Júnior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Campo Mourão

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e Pedagogo do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Campo MOurão

Marta Sueli de Faria Sforni, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela USP, Pós-doutorado na Faculadade de Educação da Unicamp, Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) da Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

20/09/2018

Como Citar

Oliveira Júnior, A. P. de, & Sforni, M. S. de F. (2018). Critérios e formas de adaptação curricular para alunos com deficiência visual na rede regular de Ensino / Criteria and form of adaptation in the curriculum of the schooling course for students with vision deficiency. Educação Em Foco, 21(34), 263–281. https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1332