Acesso e permanência no ensino superior: problematizando a evasão em uma nova universidade federal

Autores

  • Nadir Zago UNOCHAPECÓ
  • Lea Pinheiro Paixão Universidade Federal Fluminense
  • Thiago Ingrassia Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v19i27.1334

Resumo

O trabalho se inscreve no contexto atual de expansão e de interiorização do ensino superior público brasileiro. Elegemos como eixo de análise a evasão no ensino superior, considerando sua relevância sociológica relacionada à permanência de estudantes na universidade pública.  Interessamo-nos particularmente em responder às seguintes questões: os estudantes que interrompem o curso universitário revelam desistência de um determinado curso, de uma instituição ou expressam fenômenos de outra ordem? Trata-se de uma evasão do sistema ou de um “abandono” provisório? A pesquisa foi realizada na UFFS – Campus Erechim – universidade criada em 2009. Os dados foram coletados no ano de 2014 através de questionário respondido por acadêmicos desistentes, conforme registros da instituição. Os resultados evidenciaram a pertinência de se associar evasão com mobilidade, pois conceituar as situações encontradas na pesquisa como evasão, no sentido de abandono, seria mascarar a complexidade do fenômeno, em benefício de uma generalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadir Zago, UNOCHAPECÓ

doutorado e pós doutorado em educação

Professora stricto sensu e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação - UNOCHAPECÓ

Lea Pinheiro Paixão, Universidade Federal Fluminense

doutorado e pós doutorado em educação

Professora titular de Sociologia da Educação Programa de Pós Graduação em Educação - UFF

Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.

Sociólogo, Doutor em Educação pela UFRGS.

Professor Adjunto da área de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.

Downloads

Publicado

23/07/2016

Como Citar

Zago, N., Paixão, L. P., & Pereira, T. I. (2016). Acesso e permanência no ensino superior: problematizando a evasão em uma nova universidade federal. Educação Em Foco, 19(27), 145–169. https://doi.org/10.24934/eef.v19i27.1334