Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the Field

Autores

  • Rerlen Ricardo Silva Paglia Instituto Federal Catarinense
  • Edmilson Cezar Paglia Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1455

Palavras-chave:

Práticas Educativas. Educação do Campo. Projeto Político-Pedagógico. Grupo Focal.

Resumo

Este artigo originou-se com a reformulação do Projeto Político-Pedagógico da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, em Joinville/SC. O objetivo da pesquisa foi analisar como a implementação do Projeto Político-Pedagógico, interferiu nas práticas educacionais. A metodologia utilizada, com abordagem qualitativa, teve o método da Pesquisa Participante e o instrumento Grupo Focal. Foram realizados dois grupos focais, sendo o primeiro composto por professores e gestores e o segundo formado por pais, componentes da Associação de pais e professores, e estudantes. Os dados da pesquisa foram analisados utilizando a análise de conteúdo. A pesquisa demonstrou pouca articulação entre as disciplinas da base técnica e comum, assim como a carência na relação com o entorno. Portanto, acreditamos que, por meio de um Projeto Político-Pedagógico que contemple os anseios de toda comunidade acadêmica e entorno, as práticas educativas serão aprimoradas e contextualizadas à realidade local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rerlen Ricardo Silva Paglia, Instituto Federal Catarinense

Licenciado em Ciências Biológicas; Licenciado em Geografia; Especialista em Gestão Pública; Especialista em Educação Inclusiva; Mestre em Educação; Doutorando em Educação; Servidor público federal desde 2008 - Técnico em Assuntos Educacionais na Direção de Desenvolvimento da Educação, Presidente do Núcleo Pedagógico e Coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do Instituto Federal Catarinense - campus São Bento do Sul.

Edmilson Cezar Paglia, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1993), mestrado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Federal do Paraná (2004) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná no Setor Litoral. Professor colaborador do Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável do Setor Litoral (UFPR). Tem experiência na área de agronomia, com ênfase em manejo e conservação do solo em sistemas ecológicos de produção, desenhos e redesenhos de sistemas ecológicos de produção, atuando principalmente nos seguintes temas: complexidade, papel biológico das práticas de manejo ecológico, agricultura familiar, transdisciplinaridade, desenvolvimento local. Na área de Educação, atua na formação de professores das escolas do campo.

Downloads

Publicado

20/09/2018

Como Citar

Paglia, R. R. S., & Paglia, E. C. (2018). Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the Field. Educação Em Foco, 21(34), 79–102. https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1455