Professores homens desempenham as mesmas funções que as professoras na Educação Infantil? Olhares dos gestores escolares / Teachers men perform the same functions that the teachers in early Childhood Education? Looks of managers school

Josiane Peres Gonçalves, Verônica Caroline de Matos Ferreira, Zenaide Ribeiro Neto Capristo

Resumo


O objetivo do presente estudo é investigar as representações sociais dos gestores de instituições públicas de educação infantil do Estado de Mato Grosso do Sul, que tenham homens trabalhando como professores, sobre o trabalho desenvolvido por docentes do gênero masculino com crianças desta etapa da educação básica. A pesquisa de campo de natureza qualitativa foi realizada por meio de gravação de entrevistas semiestruturadas, com quatro gestores escolares dos seguintes municípios: Campo Grande, Corumbá, Itaquiraí e Tacurú. Os resultados indicam que o receio do que os familiares vão pensar é maior do que os problemas que surgem na prática ao ter professores do gênero masculino na educação infantil. Embora existindo na educação infantil o binômio cuidar e educar, as mulheres professoras desenvolvem todas essas funções enquanto que os docentes do gênero masculino, somente educam, sem ter a possibilidade de contribuir com as funções relativas aos cuidados infantis.


Palavras-chave


Representações sociais; professores homens; cuidar e educar.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24934/eef.v21i34.1470

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Direitos autorais 2018 Josiane Peres Gonçalves, Verônica Caroline de Matos Ferreira, Zenaide Ribeiro Neto Capristo