Professores homens desempenham as mesmas funções que as professoras na Educação Infantil? Olhares dos gestores escolares / Teachers men perform the same functions that the teachers in early Childhood Education? Looks of managers school

Autores

  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV) e Campus do Pantanal (UFMS/CPAN).
  • Verônica Caroline de Matos Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV)
  • Zenaide Ribeiro Neto Capristo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV)

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1470

Palavras-chave:

Representações sociais, professores homens, cuidar e educar.

Resumo

O objetivo do presente estudo é investigar as representações sociais dos gestores de instituições públicas de educação infantil do Estado de Mato Grosso do Sul, que tenham homens trabalhando como professores, sobre o trabalho desenvolvido por docentes do gênero masculino com crianças desta etapa da educação básica. A pesquisa de campo de natureza qualitativa foi realizada por meio de gravação de entrevistas semiestruturadas, com quatro gestores escolares dos seguintes municípios: Campo Grande, Corumbá, Itaquiraí e Tacurú. Os resultados indicam que o receio do que os familiares vão pensar é maior do que os problemas que surgem na prática ao ter professores do gênero masculino na educação infantil. Embora existindo na educação infantil o binômio cuidar e educar, as mulheres professoras desenvolvem todas essas funções enquanto que os docentes do gênero masculino, somente educam, sem ter a possibilidade de contribuir com as funções relativas aos cuidados infantis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV) e Campus do Pantanal (UFMS/CPAN).

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Corumbá (UFMS/CPAN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Sociais (UFMS/CCHS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE)

 

Verônica Caroline de Matos Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV)

Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV)

Zenaide Ribeiro Neto Capristo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV)

Downloads

Publicado

20/09/2018

Como Citar

Peres Gonçalves, J., de Matos Ferreira, V. C., & Ribeiro Neto Capristo, Z. (2018). Professores homens desempenham as mesmas funções que as professoras na Educação Infantil? Olhares dos gestores escolares / Teachers men perform the same functions that the teachers in early Childhood Education? Looks of managers school. Educação Em Foco, 21(34), 125–145. https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1470