Apontamento sobre o desenvolvimento do psiquismo humano: desafios e possibilidades para a educação escolar / Notes on the development of human psyche: challenges and possibilities for school education

Autores

  • Gabriela Xavier Pereira Polon Universidade Metodista de Piracicaba
  • Anna Maria Lunardi Padilha Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1485

Palavras-chave:

educação escolar, psiquismo humano, psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica.

Resumo

Este estudo propõe-se a analisar algumas das contribuições da psicologia histórico-cultural de Vigotski e seus seguidores sobre o desenvolvimento do psiquismo humano, buscando ressaltar as relações e a importância da educação escolar para esse processo. Assim, o objeto desta reflexão é a defesa da educação escolar voltada para sua natureza e especificidade, isto é, a socialização dos conhecimentos clássicos historicamente sistematizados na direção da formação humano-genérica dos escolares. Nessa acepção, as proposições da psicologia histórico-cultural, bem como as da pedagogia histórico-crítica, oferecem princípios e fundamentos teórico-filosóficos justamente pela base epistemológica comum – o materialismo histórico-dialético – para discutirem-se as relações de ensino e desenvolvimento humano e os desafios postos pelas contradições próprias da totalidade capitalista no universo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Xavier Pereira Polon, Universidade Metodista de Piracicaba

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba

Anna Maria Lunardi Padilha, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutora em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pela Universidade Estadual de Campinas e, docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como Citar

Polon, G. X. P., & Padilha, A. M. L. (2020). Apontamento sobre o desenvolvimento do psiquismo humano: desafios e possibilidades para a educação escolar / Notes on the development of human psyche: challenges and possibilities for school education. Educação Em Foco, 20(32), 79–99. https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1485