A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School

Wagner Marcelo Pommer, Clarice Peres Carvalho Retroz Pommer

Resumo


A escala é um tema matemático trabalhado a partir do 3º ciclo do Ensino Fundamental como uma ferramenta para se construir gráficos cartesianos e mapas.  A presente pesquisa se propôs a verificar se e em que medida é possível introduzir a noção de escala, no âmbito dos números naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Deste modo, elaboramos uma situação de aprendizagem para viabilizar a conversão entre a linguagem natural (o texto), a linguagem aritmética (a operação de contagem) e o registro geométrico (a reta numérica), de modo a ampliar o repertório de compreensão, conforme expõe Duval (2003). A situação de aprendizagem foi aplicada em uma aula de Matemática no 2º ciclo do Ensino Fundamental, de uma escola pública da cidade de São Paulo, no ano de 2011. As manifestações escritas e orais dos alunos revelaram que a conversão entre as linguagens favoreceu introduzir a noção de escala.


Palavras-chave


Números naturais; Escala; Ensino Fundamental; Registros de Representação Semiótica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24934/eef.v21i33.1537

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 WAGNER Marcelo POMMER, Clarice Peres Carvalho Retroz Pommer