Desenvolvimento e Educação: das práticas escolares da Educação Ambiental ao desenvolvimento local / Development and Education: from environmental school practices to local development

Autores

  • Maria Aparecida Tenório Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Irenilda Souza Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1594

Palavras-chave:

Cidadania. Práticas Escolares. Educação Ambiental.

Resumo

O artigo apresenta uma análise das práticas escolares de educação ambiental e suas contribuiçõespara o desenvolvimento local, a partir dos resultados obtidos com a pesquisa qualitativa intitulada "Educação Ambiental e o Âmbito Escolar". Considera-se que cada sistema econômico, político e social tem um sistema educacional coerente com seu projeto de sociedade. No cenário investigado verificou-se por meio de observação e entrevistas semiestruturadas que, de forma geral, as práticas escolares ignoram a crise ambiental que ameaça os ecossistemas e a vida, não cumprindo, efetivamente, com a sua função social e política de formação da cidadania.O trabalho fez uma aproximação entre os campos de conhecimento: educação, desenvolvimento e políticas públicas, destacando a educação ambiental e o desenvolvimento local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Tenório, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Professora adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Irenilda Souza Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Professora adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Downloads

Publicado

11/05/2018

Como Citar

Tenório, M. A., & Lima, I. S. (2018). Desenvolvimento e Educação: das práticas escolares da Educação Ambiental ao desenvolvimento local / Development and Education: from environmental school practices to local development. Educação Em Foco, 21(33), 99–119. https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1594