Desenvolvimento e Educação: das práticas escolares da Educação Ambiental ao desenvolvimento local / Development and Education: from environmental school practices to local development
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1594Palavras-chave:
Cidadania. Práticas Escolares. Educação Ambiental.Resumo
O artigo apresenta uma análise das práticas escolares de educação ambiental e suas contribuiçõespara o desenvolvimento local, a partir dos resultados obtidos com a pesquisa qualitativa intitulada "Educação Ambiental e o Âmbito Escolar". Considera-se que cada sistema econômico, político e social tem um sistema educacional coerente com seu projeto de sociedade. No cenário investigado verificou-se por meio de observação e entrevistas semiestruturadas que, de forma geral, as práticas escolares ignoram a crise ambiental que ameaça os ecossistemas e a vida, não cumprindo, efetivamente, com a sua função social e política de formação da cidadania.O trabalho fez uma aproximação entre os campos de conhecimento: educação, desenvolvimento e políticas públicas, destacando a educação ambiental e o desenvolvimento local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.