As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/Angola

Autores

  • Débora Barbosa dos Reis Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria de Fátima Cardoso Gomes Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1604

Palavras-chave:

Psicologia Histórico-Cultural, Sistema Educativo Angolano, Etnografia em Educação.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender as práticas culturais de uma sala de aula do curso de Ensino de Psicologia de uma Universidade de Cabinda, em Angola. Fundamentando-se na abordagem teórico-metodológica da Psicologia Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação desenvolvemos um estudo contrastivo entre gêneros, tempo de trabalho/estudo e organização da sala de aula. Obteve-se como resultados: o uso da prática histórica angolana da tradição oral e a utilização de práticas de saber de cor como constituintes da formação intelectual das/dos estudantes; os tempos de estudo e trabalho; e relações de gênero entre as/os estudantes angolanos com desigualdades fortemente delineadas, realidade que se encontra atualmente em transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Barbosa dos Reis, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais

Psicológa graduada no Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais; foi bolsista do Programa de Pró-mobilidade Internacional da CAPES/AULP de 2013 a 2017; participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (NEPEI) da FAE/UFMG desde 2014. Atualmente é estudante de Pós-Graduação Lato Senso na Especialização em Psicologia Clínica: Gestalt-Terapia e Análise Existencial pela FAFICH/UFMG e atua como psicóloga na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Maria de Fátima Cardoso Gomes, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Coordenadora do Programa de Pró-Mobilidade Internacional CAPES /AULP: Implantação do Laboratório de Psicologia, Psicanálise e Educação no ISCED/UON, Cabinda/Angola. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Histórico-Cultural na Sala de Aula (GEPSA) na FAE/UFMG. Professora de Psicologia da Educação da graduação e pós-graduação da FAE/UFMG.

Downloads

Publicado

20/09/2018

Como Citar

dos Reis, D. B., & Gomes, M. de F. C. (2018). As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/Angola. Educação Em Foco, 21(34), 35–53. https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1604