O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on Education
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1649Palavras-chave:
Desenvolvimento Moral, Educação, Infância.Resumo
Este artigo é uma abordagem teórica sobre o desenvolvimento moral infantil dentro de um enfoque que considera necessário as percepções de aspectos socioculturais, cognitivos e afetivos na educação dos valores. Esta análise parte da perspectiva construtivista sobre o desenvolvimento humano apresentando a dimensão interativa e contextual envolvida no desenvolvimento moral. Interação social, julgamento moral, sentimento de culpa e transgressão de regras são eixos básicos desta reflexão. Foram com os estudos de Piaget que a moral ganhou força na atenção do desenvolvimento humano e propriamente com as pesquisas de continuadores que a psicologia infantil e o campo da educação continuam a planejar e desenvolver investigações sobre esta abordagem. A relevância da discussão aqui proposta inclui a possibilidade de contribuir com a formação dos profissionais da educação para que a escola seja efetivamente um espaço de tolerância, respeito nas relações interpessoais e promoção a saúde mental de jovens estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.