O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on Education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1649

Palavras-chave:

Desenvolvimento Moral, Educação, Infância.

Resumo

Este artigo é uma abordagem teórica sobre o desenvolvimento moral infantil dentro de um enfoque que considera necessário as percepções de aspectos socioculturais, cognitivos e afetivos na educação dos valores. Esta análise parte da perspectiva construtivista sobre o desenvolvimento humano apresentando a dimensão interativa e contextual envolvida no desenvolvimento moral. Interação social, julgamento moral, sentimento de culpa e transgressão de regras são eixos básicos desta reflexão. Foram com os estudos de Piaget que a moral ganhou força na atenção do desenvolvimento humano e propriamente com as pesquisas de continuadores que a psicologia infantil e o campo da educação continuam a planejar e desenvolver investigações sobre esta abordagem. A relevância da discussão aqui proposta inclui a possibilidade de contribuir com a formação dos profissionais da educação para que a escola seja efetivamente um espaço de tolerância, respeito nas relações interpessoais e promoção a saúde mental de jovens estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcone Felix Costa, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

Mestre em Psicologia: Práticas e Inovações em Saúde Mental (PRISMAL) Universidade de Pernambuco - UPE. Pesquisador sobre as práticas em saúde Mental. Professor de Filosofia e Coordenador da Escola da Inteligência - Educação socioemocional.

Antônio Pereira Filho, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

Doutor em Psicologia pela Universidade de Deusto - Espanha. Professor adjunto da Universidade de Pernambuco - UPE. Professor do Mestrado em Psicologia:Práticas e Inovações em Saúde Mental.

Downloads

Publicado

13/12/2018

Como Citar

Costa, M. F., & Filho, A. P. (2018). O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on Education. Educação Em Foco, 21(35), 323–342. https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1649