Letramento e ludicidade: a construção de uma identidade extensionista

Autores

  • Janaína Assis Rufino Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Mauro Rocha Baptista
  • Elisabeth Gonçalves Souza

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v15i20.169

Palavras-chave:

Programa de Extensão – Letramento – Ludicidade

Resumo

Este artigo objetiva discutir as perspectivas teórico-práticas que movimentam o Laboratório Teórico-Prático do Brincar – LABRINC, buscando uma reflexão que nos permita alcançar uma sistematização de nossas ações e nos autorize propor uma nucleação dessas ações de extensão, ou seja, que nos permita refletir sobre a construção de um programa de extensão para as ações que desenvolvemos no Núcleo de Pesquisa Educação, Subjetividade e Sociedade. Acreditamos que a sistematização das ações de extensão em programas é um mecanismo bastante eficaz das universidades para o cumprimento das diretrizes de impacto, interação social dialógica, construção de parcerias, interdisciplinaridade e integração ensino/pesquisa/extensão, como previsto também nas decisões tomadas FORPROEX (2007). ral as perspectivas do lúdico e do letramento.  1 2"/>

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Assis Rufino, Universidade do Estado de Minas Gerais

Janaína de Assis Rufino é Doutora e Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG. Possui estágio técnico-doutoral na Université de Genève-Suíça em Análise do Discurso e Prosódia (financiado pela FAPEMIG). É pesquisadora do Grupo de Estudos sobre a Articulação do Discurso (UFMG) e do núcleo de pesquisa Educação: subjetividade e sociedade (UEMG). Atuou como parecerista na Avaliação de Impacto das Olimpíadas da Língua Portuguesa (2008) pelo CEALE-UFMG. É professora na UEMG-Barbacena nas disciplinas de Metodologia e Conteúdo da Língua Portuguesa enfocando a leitura e a escrita (sob uma concepção de gênero e de letramento), o uso do livro didático de língua portuguesa, alfabetização/letramento. É membro no Núcleo de Pesquisa Educação, Subjetividade e Sociedade.

Mauro Rocha Baptista

Elisabeth Gonçalves Souza

Downloads

Publicado

03/04/2013

Como Citar

Rufino, J. A., Baptista, M. R., & Souza, E. G. (2013). Letramento e ludicidade: a construção de uma identidade extensionista. Educação Em Foco, 15(20), 13–38. https://doi.org/10.24934/eef.v15i20.169