Coodenador pedagógico como mediador das políticas curriculares no contexto da cidade do Rio de Janeiro / The pedagogical coordinator of curriculum policies in Rio de Janeiro city

Autores

  • Jane Cordeiro de Oliveira Professora de escola pública municipal na Cidade do Rio de Janeiro.
  • Maria Inês Marcondes de Souza Professora do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1692

Palavras-chave:

Palavras-chave, coordenador pedagógico, mediação política, políticas curriculares.

Resumo

Este artigo tem base em dados de pesquisa realizada de 2013 a 2015. Objetivo: analisar o coordenador pedagógico como mediador das políticas curriculares da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro (SME). Questão: Como os coordenadores pedagógicos atuam frente às novas políticas curriculares implantadas desde 2009 na rede? A pesquisa, qualitativa, tem como base entrevistas semiestruturadas com dezoito coordenadoras pedagógicas e análise de documentos oficiais. Os referenciais teóricos foram Ball (2002), e, Marcondes, Leite e Oliveira (2012). As conclusões principais da pesquisa apontam como as coordenadoras fazem a mediação reinterpretando e recontextualizando as políticas curriculares. Dos dados produzidos foram identificadas três dimensões desta mediação: organizacional, pedagógica e socioafetiva. As três dimensões revelam que há uma nova configuração do trabalho do coordenador de acordo com as atuais políticas que enfatizam a performatividade.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Jane Cordeiro de Oliveira, Professora de escola pública municipal na Cidade do Rio de Janeiro.

Doutora em educação brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Trabalha como professora de Geografia do ensino fundamental em escola pública da Cidade do Rio de Janeiro.

Referências

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Publicado

13/12/2018

Como Citar

de Oliveira, J. C., & de Souza, M. I. M. (2018). Coodenador pedagógico como mediador das políticas curriculares no contexto da cidade do Rio de Janeiro / The pedagogical coordinator of curriculum policies in Rio de Janeiro city. Educação Em Foco, 21(35), 181–199. https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1692