Coodenador pedagógico como mediador das políticas curriculares no contexto da cidade do Rio de Janeiro / The pedagogical coordinator of curriculum policies in Rio de Janeiro city
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1692Palavras-chave:
Palavras-chave, coordenador pedagógico, mediação política, políticas curriculares.Resumo
Este artigo tem base em dados de pesquisa realizada de 2013 a 2015. Objetivo: analisar o coordenador pedagógico como mediador das políticas curriculares da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro (SME). Questão: Como os coordenadores pedagógicos atuam frente às novas políticas curriculares implantadas desde 2009 na rede? A pesquisa, qualitativa, tem como base entrevistas semiestruturadas com dezoito coordenadoras pedagógicas e análise de documentos oficiais. Os referenciais teóricos foram Ball (2002), e, Marcondes, Leite e Oliveira (2012). As conclusões principais da pesquisa apontam como as coordenadoras fazem a mediação reinterpretando e recontextualizando as políticas curriculares. Dos dados produzidos foram identificadas três dimensões desta mediação: organizacional, pedagógica e socioafetiva. As três dimensões revelam que há uma nova configuração do trabalho do coordenador de acordo com as atuais políticas que enfatizam a performatividade.
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