Os projetos de trabalho e a cultura científica na educação infantil: uma possibilidade de pesquisa com crianças / Work projects and the scientific culture in elementary education: a possibility of research with children
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1716Palavras-chave:
Educação, Sociologia da Infância, Pesquisa com Crianças, Alfabetização Científica, Projetos de trabalhoResumo
Este artigo é resultado de pesquisa científica desenvolvida junto a FFC/ Unesp/ Marília e está embasado na pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo. Com base na Sociologia da Infância, dialoga-se com a pesquisa com crianças, alfabetização científica e projetos de trabalho, visando compreender as questões relacionadas à infância e a possibilidade de procedimentos educacionais e de pesquisa que considerem a criança como ser histórico, social e cultural. Acredita-se nos projetos de trabalho como mediadores de atividades investigativas, que prioriza a participação ativa do aluno na resolução de questões do cotidiano por meio do conhecimento científico. Constata-se que a especificidade do trabalho pedagógico com crianças exige uma concepção de infância compreendida como uma estrutura social formada por sujeitos culturais e históricos. Isso implica diretamente na necessidade de conhecer os procedimentos e metodologias da pesquisa com crianças e como o conceito de alfabetização científica é importante para tais reflexões.
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