Os projetos de trabalho e a cultura científica na educação infantil: uma possibilidade de pesquisa com crianças / Work projects and the scientific culture in elementary education: a possibility of research with children

Autores

  • Luciana Aparecida de Araujo Penitente Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Campus de Marília
  • Wesley de Oliveira da Cruz Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Campus de Marília
  • Tatiana Schneider Vieira Moraes Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1716

Palavras-chave:

Educação, Sociologia da Infância, Pesquisa com Crianças, Alfabetização Científica, Projetos de trabalho

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa científica desenvolvida junto a FFC/ Unesp/ Marília e está embasado na pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo. Com base na Sociologia da Infância, dialoga-se com a pesquisa com crianças, alfabetização científica e projetos de trabalho, visando compreender as questões relacionadas à infância e a possibilidade de procedimentos educacionais e de pesquisa que considerem a criança como ser histórico, social e cultural. Acredita-se nos projetos de trabalho como mediadores de atividades investigativas, que prioriza a participação ativa do aluno na resolução de questões do cotidiano por meio do conhecimento científico. Constata-se que a especificidade do trabalho pedagógico com crianças exige uma concepção de infância compreendida como uma estrutura social formada por sujeitos culturais e históricos. Isso implica diretamente na necessidade de conhecer os procedimentos e metodologias da pesquisa com crianças e como o conceito de alfabetização científica é importante para tais reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Aparecida de Araujo Penitente, Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Campus de Marília

Mestrado e Doutorado em Educação pela FFC/ Unesp/ Marília. Pós-doutorado pela Fundação Carlos Chagas e Graduação em Pedagogia pela FFC/ Unesp/ Marília.  Docente do Departamento de Didática da  FFC/ Unesp/ Marília.

Wesley de Oliveira da Cruz, Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Campus de Marília

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FFC de Marília (2016). Bolsista do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

Tatiana Schneider Vieira Moraes, Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Campus de Marília

Graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia da Unesp de Botucatu. Mestrado em Ciências pela Faculdade de Medicina - USP/ Ribeirão Preto. Doutorado em Educaçãopela Faculdade de Educação - USP/ São Paulo.

Downloads

Publicado

13/12/2018

Como Citar

Penitente, L. A. de A., da Cruz, W. de O., & Moraes, T. S. V. (2018). Os projetos de trabalho e a cultura científica na educação infantil: uma possibilidade de pesquisa com crianças / Work projects and the scientific culture in elementary education: a possibility of research with children. Educação Em Foco, 21(35), 221–244. https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1716