Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachers

Autores

  • Maria Márcia Melo de Castro Martins Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Raquel Crosara Maia Leite Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maria Marina Dias Cavalcante Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1738

Palavras-chave:

Formação docente, Prática pedagógica, PIBID, Ensino de Biologia

Resumo

Este estudo trata da influência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID sobre a formação e a prática pedagógica de professores de Biologia, ex-bolsistas do Programa. Caracteriza-se como Estudo de Caso, de abordagem qualitativa e utilizou a entrevista como técnica de coleta de dados. A investigação revelou que as aprendizagens construídas no âmbito do Programa foram essenciais para pensarem sobre os desafios de ser professor no contexto da escola pública, particularmente quanto à relação professor-aluno e à seleção e elaboração de metodologias de ensino na Educação Básica, constituindo-se um desafio no sentido de encontrar formas de enfrentamento das condições de trabalho e da precariedade que, historicamente, marcam a profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Márcia Melo de Castro Martins, Universidade Estadual do Ceará- UECE

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará - UFC nas modalidades Licenciatura (2002) e Bacharelado (2009), especialização em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2010) e em Ensino de Biologia pela Faculdade Farias Brito - FFB (2008) em parceria com Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC, mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela UFC (2013) e em Educação, pela UECE (2013). Atualmente é  Professora Assistente de Prática de Ensino em Biologia, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, lotada na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI/UECE e doutoranda em Educação (PPGE-UECE). Atuou como professora da Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará (2004 - 2013). Integra o Grupo de Pesquisa Docência na Educação Básica e Ensino Superior (GDESB/CNPq). Tem experiência no ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica e na formação de professores de Biologia, atuando nos temas: Metodologias de Ensino de Ciências/Biologia, Trabalho Docente, Ontologia do Ser Social, Pedagogia Universitária, Estágio de Docência e PIBID.

Raquel Crosara Maia Leite, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é docente associado I da Universidade Federal do Ceará, lotada no Departamento de Teoria e Prática do Ensino, FACED. É uma das líderes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA). Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de biologia, ensino de ciências, metodologias para o ensino de ciências.

Maria Marina Dias Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Pedagogia pela  Universidade Estadual do Ceará (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente exerce o cargo de Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Escola, Pedagogia. Líder do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica - GDESB. Membro do Grupo Pesquisa em Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana - GEPOS e do Corpo Editorial da EdUECE.

Downloads

Publicado

11/05/2018

Como Citar

Martins, M. M. M. de C., Leite, R. C. M., & Cavalcante, M. M. D. (2018). Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachers. Educação Em Foco, 21(33), 75–97. https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1738