Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary texts

Autores

  • Janete Ribeiro Nhoque UNIVALI
  • Cláudia Suéli Weiss UNIVALI
  • Adair de Aguiar Neitzel UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1752

Palavras-chave:

Mediação de leitura, Literatura, Textos literários / Reading mediation. Literature. Literary texts.

Resumo

O estudo apresentado faz parte de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa que buscou problematizar acerca da potência da literatura, analisando como ela pode ser mediada em sala de aula de forma a ampliar a formação estética dos leitores, em uma escola do município de Indaial, pertencente à rede estadual de Santa Catarina. O aporte teórico elencado abarca pesquisadores que discutem a concepção de literatura fruitiva, como: Petit (2013, 2009), Barthes (2013, 1999), Rouxel (2012), Soares (2001) e Neitzel (2009). Os resultados desta pesquisa apontam: a) a escola, ao oferecer literatura, leva à sensibilização estética, deslocamentos e ampliação da visão do leitor; b) por meio da mediação do professor os alunos se colocaram encantados ou espantados diante dos textos; c) o trabalho com a literatura na escola pode sim colaborar para a humanização dos sujeitos leitores, quando sua função estética é respeitada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janete Ribeiro Nhoque, UNIVALI

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo e mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. Atualmente é doutoranda em Educação na Universidade do Vale de Itajaí - Univali - em Santa Catarina, e desenvolve pesquisa que envolve a formação de leitores.

Cláudia Suéli Weiss, UNIVALI

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí(UNIVALI), na linha de pesquisa: Cultura, Tecnologia e Aprendizagem. Membro do grupo de pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora da UNIVALI. Possui graduação em Letras Português e Espanhol pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2008). Especialização em Educação a Distância: Gestão e Tutoria pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2011) e Especialização em Metadisciplinaridade em Língua Portuguesa e Inglesa pela FACISA- Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (2009).

Adair de Aguiar Neitzel, UNIVALI

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, atualmente faz parte do corpo docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UNIVALI. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Participa como membro do comitê editorial da revista Contrapontos (UNIVALI), Mafuá (UFSC) e Confluências Culturais (UNIVILLE). Desenvolve pesquisas sobre Leitura, Formação estética e Formação de professores. Atualmente, em parceria com o Grupo de Pesquisa do Centre de Sociologie des Pratiques et des Représentations Politiques (CSPRP), da Universidade Paris VII - Diderot-, desenvolve pesquisa de pos-doutorado sobre "A leitura como prática social", em parceria com a professora Anne Kupiec.

Downloads

Publicado

06/07/2017

Como Citar

Nhoque, J. R., Weiss, C. S., & Neitzel, A. de A. (2017). Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários / Reading mediation: the students´ view of the work literary texts. Educação Em Foco, 20(30), 247–266. https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1752