O direito a uma educação comprometida com a Educação das Relações Étnico-Raciais / The right to an education committed to the Education of Racial-Ethnic Relations

Autores

  • Flávia Carolinda Silva Universidade Federal do Paraná
  • Lucimar Rosa Dias Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1758

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Educação Infantil, Educação das Relações Étnico-raciais, Direito a educação igualitária / Educational Policy . Child education. Education of Ethnic - Racial Relations. Right to equal education.

Resumo

Este artigo trata da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) como um direito da educação, sobretudo da educação infantil. O Estado é o principal responsável por assegurar uma educação de qualidade, emancipatória, afinal, ele não pode adotar uma postura neutra em relação à ERER. Torna-se relevante discutir sobre as ações discriminatórias para detectar em que medida elas influenciam e aparecem no cotidiano educacional. A ERER está garantida a todos os níveis de educação por meio de legislações como; o Parecer 03/04, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Artigo 26A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira, entre outras. Portanto, para haver a consolidação e efetivação dessas determinações o Estado deve implantar e comprometer-se com políticas públicas de promoção de igualdade racial, para garantir uma educação de qualidade, igualitária a todas as crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Carolinda Silva, Universidade Federal do Paraná

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná

Lucimar Rosa Dias, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros. Coordenadora do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.

Downloads

Publicado

06/07/2017

Como Citar

Silva, F. C., & Dias, L. R. (2017). O direito a uma educação comprometida com a Educação das Relações Étnico-Raciais / The right to an education committed to the Education of Racial-Ethnic Relations. Educação Em Foco, 20(30), 59–81. https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1758