As escolhas profissionais femininas em cursos técnicos de nível médio / Women’s occupational choices in technical courses at high school

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1803

Palavras-chave:

Educação Profissional, Trabalho, Divisão Sexual do Trabalho, Escolhas Profissionais.

Resumo

Este artigo objetiva verificar as escolhas profissionais realizadas por mulheres em cursos técnicos de nível médio, procurando compreender a influência da divisão sexual do trabalho em suas escolhas. Para isso, procurou-se por meio do mapeamento das matrículas realizadas em uma escola de educação profissional pública no período de 2011 a 2015, verificar as escolhas profissionais femininas, problematizando os resultados com as discussões teóricas sobre a divisão sexual do trabalho. A análise dos resultados evidenciou que a escolha profissional pode estar relacionada à condição sexista do trabalho, fruto de relações históricas patriarcais. Também foi possível concluir que os cursos com organização curricular integrada ao Ensino Médio são um avanço na superação dos processos duais entre formação geral e técnica, contribuindo para a inserção feminina em cursos entendidos socialmente como masculinos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Greschechen, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Joinville.

Possui graduação em PEDAGOGIA HABILITAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006) e Mestrado em Educação pela UNIVILLE (2017). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas e Práticas Educativas/GEPPPE/UNIVILLE. Atualmente é pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC Campus Joinville. 

Elizabete Tamanini, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Professora e Pesquisadora, doutorado em Educação com enfoque nas áreas:Sociedade e Cultura pela Universidade Estadual de Campinas/SP (2001). Contribuiu na elaboração do Projeto de Implantação do Mestrado em Educação da UNIVILLLE a partir de 2008. É Professora deste Mestrado, e vinculada a Linha de Pesquisa: Políticas e Práticas Educativas. Coordena o GEPPPE - Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas e Práticas Educativas. Atuou como Professora de 2005 a 2009 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense/UNIPLAC. Contribuiu com a implantação do Mestrado em Educação sendo Vice-Coordenadora do ME de 2005 a 2007. Coordenou a Linha de Pesquisa: Processos Sócio-Culturais e Sustentabiliddade também neste Mestrado de 2005 a 2008. Professora convidada do Ministério da Cultura/IBRAM onde atua com Cursos e Oficinas em temáticas como: Educação, Cultura e Memória, Educação, Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Comunitário, Educação e cultura como Direitos Humanos e Educação Patrimonial. 

 

 

Downloads

Publicado

11/05/2018

Como Citar

Greschechen, F., & Tamanini, E. (2018). As escolhas profissionais femininas em cursos técnicos de nível médio / Women’s occupational choices in technical courses at high school. Educação Em Foco, 21(33), 201–221. https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1803