Mapa conceitual: estratégia para promover a autorregulação da aprendizagem / Concept map: strategy to promote the selfregulation learning

Autores

  • Luciana Toaldo Gentilini Avila Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas
  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1853

Palavras-chave:

Estratégias de aprendizagem, mapas conceituais, formação de professores

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a utilização da estratégia mapas conceituais na aprendizagem de conteúdos, averiguando o processo de autorregulação da aprendizagem de estudantes/professores de Educação Física e Pedagogia, matriculados em um curso de especialização em Educação Física Escolar. O corpus de análise foram mapas conceituais construídos em uma das disciplinas do referido curso e a posterior avaliação feita pelos envolvidos sobre sua utilização como estratégia para promoção do ensino e da aprendizagem. No final da disciplina os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo. O resultado dessa análise demonstrou que a construção dos mapas conceituais possibilitou a aprendizagem dos conteúdos estudados na disciplina.

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Biografia do Autor

Luciana Toaldo Gentilini Avila, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas

Licenciada e mestre em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

13/12/2018

Como Citar

Toaldo Gentilini Avila, L., & Bragagnolo Frison, L. M. (2018). Mapa conceitual: estratégia para promover a autorregulação da aprendizagem / Concept map: strategy to promote the selfregulation learning. Educação Em Foco, 21(35), 119–139. https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1853