Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of art

Autores

  • Rachel de Sousa Vianna UEMG
  • Raquel Jacqueline Emerenciana de Rezende

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v19i29.1871

Palavras-chave:

mediação, artes visuais, escola, museu, formação de professores

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre atividades de mediação em artes visuais no âmbito escolar, tendo como foco professores e estudantes participantes do programa Circuito de Museus, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Realizado em 2014/2015, o estudo teve um duplo objetivo: 1) identificar o perfil dos professores envolvidos, contemplando suas motivações, formação, experiência docente e hábitos culturais; e 2) captar como visitas sistemáticas a espaços expositivos repercutem em sala de aula. A análise dos dados, obtidos através de métodos quantitativos e qualitativos de investigação, envolveu o cruzamento de diferentes pontos de vista, confrontando o olhar de professores, estudantes e pesquisadoras. Os resultados sugerem que a maior parte dos participantes ainda não incorporou atividades de mediação no cotidiano das suas aulas. Partindo dessa premissa, o texto discute quais seriam os conhecimentos e as competências necessários para a formação de um professor/mediador em artes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachel de Sousa Vianna, UEMG

Professora da Escola Guignard e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais

Raquel Jacqueline Emerenciana de Rezende

Bacharel e Licenciada em Artes Plásticas pela Escola Guignard/UEMG, especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Pitágoras

Downloads

Publicado

11/04/2017

Como Citar

Vianna, R. de S., & Rezende, R. J. E. de. (2017). Mediação em artes visuais no contexto escolar: um estudo de caso e uma proposta de formação para professores de artes / Mediation in visual arts in the school context: a case study and a training proposal for teachers of art. Educação Em Foco, 19(29), 61–82. https://doi.org/10.24934/eef.v19i29.1871