Fluência tecnológico-pedagógica e monitoramento eletrônico na prática da tutoria / Technological-pedagogical fluency and electronic monitoring in mentoring

Autores

  • Rogério Tubias Schraiber UFSM - Universidade Federal de Santa Maria.
  • Elena Maria Mallmann UFSM - Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1875

Palavras-chave:

fluência tecnológico-pedagógica, monitoramento, tutoria, ensino-aprendizagem

Resumo

O trabalho desenvolvido pelo tutor envolve estudantes, professores, materiais e tecnologias constituindo sua prática pedagógica. Nesta reflexão, problematizamos a prática de tutoria realizada durante no estudo de caso do curso de Letras Espanhol da Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (REGESD). Metodologicamente, a análise centra-se em explicitar os inéditos e viáveis-possíveis do trabalho de tutoria desenvolvido nos quatro anos de duração do respectivo curso (2008-2011) à luz da fluência tecnológico-pedagógica e do monitoramento eletrônico como categorias conceituais. Como resultado, apresentamos que a fluência tecnológico-pedagógica e o monitoramento constituem-se dois princípios essenciais na prática pedagógica do tutor. Concluindo, salientamos que o tutor precisa delimitar o campo epistemológico orientador da sua prática no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem à distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Tubias Schraiber, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria.

Departamento de Administração Escolar/Educação

Sou doutorando no curso de Doutorado em Educação (PPGE) da UFSM.

Elena Maria Mallmann, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria.

Departamento de Administração Escolar/Educação

A professora Elena Maria Mallmann é minha orientadora e co-autora deste artigo.

Downloads

Publicado

13/12/2018

Como Citar

Schraiber, R. T., & Mallmann, E. M. (2018). Fluência tecnológico-pedagógica e monitoramento eletrônico na prática da tutoria / Technological-pedagogical fluency and electronic monitoring in mentoring. Educação Em Foco, 21(35), 245–263. https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1875